Publicidade Continue a leitura a seguir

Tradicional ou com café? Em Ovar, o pão-de-ló húmido surge em diferentes versões

Margarida Sousa abriu a fábrica Guida, em Ovar. (Fotografia de Leonel de Castro/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Guloso que chegue à loja de fábrica Guida é conquistado pelo aroma no ar, antes mesmo de passar os olhos pela oferta: artigos de confeção artesanal de entre os quais se destaca o tradicional pão-de-ló de Ovar. Das traseiras irrompe Margarida Sousa, que anda de volta daquele produto certificado – a empresa faz parte da Associação de Produtores de Pão de Ló de Ovar, com classificação IGP (isto é, Indicação Geográfica Protegida). Nos bastidores, Margarida já tem a postos os ingredientes que compõem o famoso doce, especialmente associado ao Natal e à Pascoa, mas não só: gemas com alguns ovos inteiros, açúcar e farinha de trigo (pouca, sem fermento), que hão de ser batidos até formar uma massa “leve e fofa”.

Os pães-de-ló de Ovar cozem em formas de barro revestidas com papel. (Fotografia de Leonel de Castro/Global Imagens)

Margarida Sousa – que abriu há menos de um ano este espaço com não mais do que um par de mesas, e tem outra loja a pouco mais de quatro quilómetros rumo ao litoral, no Furadouro – vai espreitando o forno, onde os pães-de-ló de Ovar cozem em formas de barro revestidas com papel. Não saem todos ao mesmo tempo, e quando saem vão para a estante de arrefecimento, explica a proprietária, enquanto aponta as suas especificidades, como o interior húmido. “No meio fica o molhinho que em Ovar se chama pito”, esclarece. O embalamento também observa uns certos rituais: cada exemplar chega ao consumidor num papel com quatro machos, amarrado com fita, dentro de uma caixa.

Margarida Sousa, que já tem uma loja no Furadouro, abriu este espaço em Ovar há menos de um ano. (Fotografia de Leonel de Castro/Global Imagens)

Em épocas festivas, o pão-de-ló de Ovar está disponível, ali na Guida, em cinco tamanhos: o mais pequeno pesa 125 gramas e o maior um quilo e meio (a miniatura é designada infante). Seja qual for a dimensão desta especialidade (também ali fabricada com algumas variantes, incluindo café, chocolate ou vinho do Porto), para a responsável pela casa, vai especialmente bem com café, vinho do Porto, queijo da Serra ou uma bola de gelado de limão.

Variantes com chocolate ou café
A Guida oferece alternativas ao pão-de-ló tradicional, inclusive sem glúten. Há pão-de-ló de chocolate negro, de café ou Ruby, com um toque de vinho do Porto. Os tamanhos começam em 125 gramas e os preços em 3,25 euros. Já o filó, pão-de-ló individual, com massa filo em vez do papel, custa 2,25 euros.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.