Publicidade Continue a leitura a seguir

Raminhos Desserts: o novo restaurante de sobremesas em Lisboa

Chocolate negro, flor de sal, pera e cacau: uma das sobremesas do menu do Raminhos Desserts. (Fotografia de Paulo Alexandrino/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Colocar as sobremesas no mesmo patamar de um prato principal parece ser uma das premissas da chef pasteleira Ana Raminhos. Nascida em Lisboa há 40 anos, foi buscar o gosto pelas manualidades à mãe, desenhadora de têxteis e móveis, e ao pai, engenheiro civil, e cursou Design de Equipamento e Design de Comunicação na Escola de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, tendo começado como designer.

“Aplicar a criatividade à pastelaria, cruzando-a com outras áreas da cultura como o design e as artes foi o que me moveu a entrar na cozinha profissional”, esclarece, no espaço luminoso e minimalista, com plantas de interior e cerâmicas. E desde que descobriu a paixão, nunca mais deixou de trabalhar em pastelaria, com passagens por Londres (onde aprendeu as bases da pastelaria francesa), casas Michelin em Amesterdão, Barcelona e Lisboa, onde participou num projeto de reinvenção da pastelaria semi-industrial portuguesa.

No menu do Raminhos Desserts, Ana apresenta sete sobremesas, confecionadas com pouco açúcar e que descreve como “monocromáticas”. A mais recente leva mousse de avelã, bolo de vinho do Porto branco, gelado e crumble de cogumelo, espuma de leite e alfarroba. Outra, bastante fresca e aromática, junta maçã fresca, sumo de aipo, sorbet de coentros e gelado de coco. Podem ser provadas em degustação ou individualmente, com a respetiva sugestão vínica. Em alternativa há alguns pratos salgados, igualmente gastronómicos.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.