Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: Há pizas e francesinhas num lugar emblemático

Publicidade Continue a leitura a seguir

De portas viradas para a Reitoria da Universidade do Porto, o sítio onde funcionava o antigo bar universitário ainda serve sangrias e finos. Agora é uma pizaria, também com história. Foi há 25 anos que José Gonçalves e Gentil Soqueiro abriram o Bonn Leça, em Leça da Palmeira, um restaurante italiano que se tornou numa referência de bem comer na zona.

Em março, Luís Gonçalves, filho e afilhado, respetivamente, quis trazer as especialidades da casa para o Porto. «Temos das melhores pizas da cidade», garante. O segredo, lembra, está na massa, fina e estaladiça, feita diariamente. A carta foi adaptada ao novo espaço, reduzindo-se o número de combinações nas pizas, para se garantir a qualidade.

Nem por isso deixam de haver opções para todos os gostos, como as pizas de salmão fumado, chouriço, pesto ou ainda a quatro estações, que inclui enchovas e ovo. Há ainda lasanha vegetariana, de beringela, cogumelos e brócolos, e várias francesinhas, de tamanho generoso, coroadas com ovo estrelado ou camarões, como é o caso da francesinha da casa, e ainda uma versão mais leve, com bife de peru.

No Nonna Piazza o objetivo é «dar sempre mais do que aquilo que as pessoas estão à espera», lembra o proprietário. Por essa razão, ainda que não esteja indicado na ementa, ao pedir um hambúrguer pode-se ter a certeza de chegar carne maturada à mesa, ou ao escolher o gelado artesanal da carta de sobremesas, este ser da Gelataria Neveiros, a mais antiga geladaria da cidade.

Sob as largas vigas de madeira que atravessam o teto da sala traseira, quem aqui entra dá de caras com um ambiente que convida a levar amigos e família para uma refeição generosa, num espaço que a muitos ainda faz reavivar memórias dos tempos de estudante.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Maia: Há nova vida – e sabores – na antiga estação de comboios
Porto: há um paraíso de queijos com direito a prova na Rua do Almada
Este é o «melhor brunch do Porto», e tem novidades