Publicidade Continue a leitura a seguir

Pizas em forno a lenha e vinho italiano na Famiglia Lamana, em Matosinhos

As pizas da Famiglia Lamana são cozidas num forno a lenha construído dentro do restaurante. (Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quando há um ano a família italo-brasileira Lamana aterrou em Portugal, não demorou até que começasse a experimentar as pizarias das redondezas. Afinal, os Lamana vêm de São Paulo, “a segunda cidade do Mundo onde se come mais piza”, conta Patrícia, que ao lado de Saverio, marido, gere o negócio. A confeção das pizas está a cargo do filho mais velho e entusiasta de cozinha, Saverio (como o pai), e o mais novo, Vito, trata da sala.

Ali optou-se por fazer a piza de tipo napolitano, cozida num forno a lenha construído de raiz no espaço. Das 16 opções, a Prosciutto del Nonno, com uma burrata inteira, presunto e rúcula é a mais pedida, e nas pastas sobressai a Lasanha della Nonna, com uma adição invulgar – fatias de fiambre entre as camadas.

Para acompanhar, há vinhos portugueses – entre os quais, dois biológicos – e italianos. Sugere-se casar os vinhos do porto com as sobremesas. Há pizas doces, panacota, tarte de limão e um tiramisu leve, de doçura no ponto e um toque de porto, que se desfaz na boca.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.