Compridos néons e um balcão em mármore pintam a sala de vermelho, desfazendo as dúvidas: a nova steakhouse Picanha da Lola, na Avenida do Brasil, é um templo às carnes maturadas, e a picanha “da Lola” é a rainha da oferta. Já a identidade da Lola permanece um mistério, brinca Henrique Martins, à frente da gestão deste novo restaurante. Por trás do negócio estão os sócios João Oliveira e André Laires, criadores do Edo Sushi, com presença em Alvalade, Lumiar e Parque das Nações.
“As nossas carnes maturadas vêm todas de Burgos, em Espanha, e a picanha que servimos é do Uruguai”, esclarece o gerente. À semelhança da oferta de sushi, aqui é possível pedir picanha à discrição, no valor de 14,90 euros por pessoa ao almoço e 17,90 euros ao fim de semana e feriados, com feijão preto, arroz, batata frita e salada incluídos. De fora ficam, naturalmente, as bebidas, mas há 120 referências de vinhos por onde escolher, numa viagem por todas as regiões vinícolas do país.
Enquanto o vinho vem para a mesa e a música anima o ambiente, vale a pena olhar para as entradas, das quais se destacam os croquetes de picanha, os ovos rotos com trufa, as salsichas argentina/toscana e os cogumelos recheados. Se a lógica for de maior partilha, há também uma bem recheada tábua de queijos e enchidos. É importante, porém, guardar apetite para os cortes, maturados entre 25 e 30 dias: a própria picanha, denver steak (da zona do acém), entrecôte, t-bone e chuléton.
O naco de carne chega à mesa numa tábua de madeira e Henrique corta-a com suavidade, temperando-a apenas com alguns grãos de sal. Os molhos barbecue, mostarda e chimichurri estão incluídos, e entre os acompanhamentos há que escolher um (incluído no valor), entre feijão assado no forno à moda do leste, batata au gratin com bacon, batata frita e salada da casa. O linguini trufado está disponível à parte. Em alternativa, há hambúrgueres gourmet ao almoço e para take-away.
Sem excluir nenhum tipo de preferência alimentar, a carta do Picanha da Lola tem também um prato de peixe que muda semanalmente, fetuccine com legumes salteados como opção vegetariana e um menu infantil com opção de picanha no prato ou mini-hambúrguer, acompanhados de arroz ou batata frita. Em breve, nascerá uma garrafeira e um “aquário de charutos” ao fundo da sala, e será montada uma esplanada permanente, com capacidade para 60 lugares sentados.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.