Publicidade Continue a leitura a seguir

Pappa Lab: Em Braga há gelados ao sabor da estação

Gelataria Pappa Lab (Fotografia: Cristiana Milhão/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Caramelo salgado é um dos gelados mais populares da recente Pappa Lab e por isso tem lugar privilegiado entre a variedade diária de sabores, listados na parede. Mas ao balcão da pequena gelataria, que arranjou morada no quarteirão da Sé, cabem mais de 20 gelados, todos feitos de raiz e de forma artesanal ali mesmo, por Marta Rito Bezerra.

A jovem de 26 anos não é estranha ao mundo da doçaria – a família paterna foi a fundadora das confeitarias Bezerra, instituição de referência na cidade – mas foi só quando conheceu os gelados italianos de Costanza Ventura, a fundadora da gelataria Nannarella, em Lisboa, que se lançou na aventura de se tornar mestre geladeira. “Tudo o que sei aprendi com ela, foi a minha mentora”, diz.

Mas apesar da influência, quando decidiu criar o seu próprio projeto deu-lhe um cunho bem pessoal. Até o nome não foi deixado ao acaso: Pappa em homenagem às figuras paternas da sua vida e Lab, em referência ao laboratório de experiências do outro lado do balcão, onde cria novos sabores “de inspiração sazonal”, assume, todos eles ”sem corantes nem conservantes”. “Pode-se fazer gelado com tudo, por isso tento brincar um pouco”, conta.

Por esta altura, o casamento de requeijão com abóbora faz jus aos sabores da tradição e aconchega o paladar. O mesmo acontece com o gelado de natas do céu, ou o clássico de chocolate, com 70% de cacau. As épocas festivas também já inspiraram outros gelados originais, como o de banana e moscatel, que fez sucesso durante o Bananeiro (tradição natalícia da cidade), ou até o de rabanada. E para tornar tudo ainda mais guloso, os gelados podem levar ainda uma cobertura de natas frescas, oferta da casa.

Para os sorvetes de fruta, Marta também segue as regras da sazonalidade e a oferta do Mercado Municipal, de onde chegam as tangerinas, o abacaxi, morangos, maçãs e outros ingredientes.

Mas nem tudo são gelados. Outra das especialidades da casa é o PappaCake, um bolo de chocolate, e ainda os brigadeiros. A chegada da primavera vai trazer também algumas novidades, como os sumos de fruta naturais e ainda sandes de gelado, feitas com bolachas confecionadas ali mesmo.

Gelataria Pappa Lab (Fotografia: Cristiana Milhão/GI)

A gelataria desvenda ainda outra paixão de Marta, os animais, e como tal é um espaço pet friendly, com taças de água fresca para os patudos à entrada e biscoitos escondidos atrás do balcão, porque eles também merecem um docinho.

Sem limite de sabores
O serviço não é feito à bola mas antes por medida: existem três tamanhos de copo ou cone disponíveis, para encher com os gelados que se quiser provar.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.