Publicidade Continue a leitura a seguir

Os novos bares e restaurantes que estão a mexer com o Funchal

Atum braseado com abacate e molho ponzu, um dos pratos do novo restaurante Informal, no Funchal. (Fotografia de Rita Chantre/GI).

Publicidade Continue a leitura a seguir

Restaurante Informal
Este restaurante aberto há um ano na Baixa funchalense é uma boa surpresa no meio de tantos outros vocacionados para o turismo de massas. Na cozinha está o chef Sandro Freitas, natural do Caniço e que após uma década no estrangeiro regressou com experiência nas cozinhas nórdicas, mediterrânica e italiana. Neste projeto, empenha criatividade e técnica na confeção de pratos com produtos regionais e sazonais (por isso, há pratos que mudam a cada duas semanas). Tartar de atum bonito braseado, peixe do dia com orzo de tomate (uma espécie de massa italiana) e pudim cru de chocolate e abacate são uma trilogia capaz de satisfazer os paladares mais aguçados. Luís Coelho Mira, além de sócio do projeto, é o chefe de sala e sabe aconselhar bons vinhos.


Musa Lounge Bar
A decoração contemporânea seduz o olhar de quem passa na rua, mas é na trilogia composta por café de especialidade, cocktails de autor e cervejas artesanais que o Musa Lounge Bar tem o maior trunfo. Guilherme Gonçalves, funchalense de 27 anos formado em Economia, estudou na Cocktail Team, na Academia do Café e com Fábio Rodrigues – “um dos melhores bartenders mundiais” – e abriu o Musa na Rua Imperatriz D. Amélia, em maio. A qualquer hora do dia, tanto se pode beber um expresso italiano feito com café das Honduras, como um cocktail Twist and Poncha (rum envelhecido, sumo de limão, dash de mel e clara de ovo) ou um copo de cerveja artesanal Dois Corvos. Também há petiscos. O serviço simpático e a banda-sonora completam a oferta deste bar.


Arraial da Imperatriz
Grinaldas suspensas no teto, um bar, mesas corridas e espaço para onze conceitos de restauração. É assim o novo food court Arraial da Imperatriz, cujo nome remete para a Rua Imperatriz D. Amélia, recentemente reconstruída com passeios largos e floreiras. O espaço abriu no final de maio e pretende atrair os madeirenses e turistas dos hotéis à volta. Para já, dispõe de sete marcas: Bar da Ilha, Fiori (pizzas e massas), Sabores da Nossa Ilha (espetadas e pregos no bolo do caco, entre outros), Tasquinha dos Avôs (petiscos madeirenses), Yugo Sushi (sushi), Barraca do Porco (sandes de leitão) e Burger Grill (hambúrgueres).

O interior do food-court do Arraial da Imperatriz. (Fotografia de Rita Chantre/GI)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.