À primeira vista, o interior do JNcQUOI Deli Comporta, na aldeia do Carvalhal, perto da Comporta, pode parecer um excesso ou aleatoriedade de cores, texturas e padrões, mas um olhar mais atento permite perceber que tudo foi, naturalmente, pensado ao pormenor para criar uma estética harmoniosa. É a imagem de marca de Jean-Philippe Demeyer, reputado designer de interiores belga que consta na lista dos 100 melhores arquitetos pela Architectural Digest, e que foi também o responsável pela decoração exuberante do FrouFrou, dentro do JNcQUOI Asia, em Lisboa.
A primeira montra é uma esplanada com mesas e cadeiras viradas para o exterior, nas quais se repara no desenho de um sol, com um olho no centro. É o símbolo do restaurante. Atrás das portas brancas, o olhar é atraído pelo padrão de azulejos coloridos Viúva Lamego, que reveste o chão; pelas cortinas costuradas pelos participantes da associação “A Avó Veio Trabalhar”; pelos bancos altos em cabedal; e pelos vasos pintados à mão pela artista bejense Susa Monteiro. Numa das paredes, uma cabine de DJ reveza-se com uma jukebox vintage da Marshall, sempre a passar música.
Gaspacho com carne de sapateira e ovas de salmão fumado, uma das entradas frias. (Fotografia: DR)
Carpaccio de novilho raspado com maionese de pimenta e molho inglês. (Fotografia: DR)
A ideia do JNcQUOI Deli Comporta foi, de certa forma, replicar o esquema do Delibar (no JNcQUOI Avenida), pelo que existe também um balcão onde é possível comer petiscos quentes e frios. Com mesas e uma esplanada luminosa, num logradouro, o restaurante totaliza 43 lugares. O menu físico, também ele uma peça artística, conjuga alguns dos pratos mais vendidos em Lisboa com outros propositadamente desenvolvidos para esta morada, assinados pelo chef executivo Jerónimo Ferreira, responsável pelo Deli Comporta e JNcQUOI Beach Club.
No campo dos petiscos mais leves contam-se, por exemplo, cecina “El Capricho” com melão; carpaccio de gamba com salada de batata e ovas de salmão; bife raspado com ovo estrelado e batata frita; cabeça de xara com salada Kartoffel; e waffles com salmão fumado e crème fraîche. Quem os preferir quentes encontra opções como ovos mexidos com amêijoas e caviar; e tortilla de batata com gamba de cristal. Nos principais, o chef destaca a barriga de tamboril “pil pil” e as bochechas de porco preto com puré de batata trufado, entre outros pratos.
O logradouro coberto do restaurante. (Fotografia: DR)
Para o JNcQUOI Deli Comporta foram também criadas sobremesas específicas, como tarte de chocolate amargo e alfarroba; mousse de chocolate com creme mascarpone e amaretto; e leite creme queimado com fruta da época e gelado de avelã. Em matéria de cocktails, o bar sugere o Bulhão Pato, uma reinterpretação do clássico Moscow Mule com Absolut Elyx, gengibre, coentros e xarope de vinho branco. Comidas e bebidas que se estendem ao horário matinal, a pensar em quem procura um pequeno-almoço sofisticado, disponível entre as 09h e as 12h.
Na porta ao lado do restaurante funciona uma loja Faschion Clinic com três pisos, com vestuário e acessórios de homem e de mulher; e artigos para decorar a casa. Também tem espaço para eventos e, em breve, abrirá duas suítes no topo do edifício.
O restaurante funcionará ininterruptamente de domingo a quarta, entre as 09h e as 00h, e de quinta a sábado entre as 09h e as 02h (de 15 de julho a 31 de agosto). A menos de dez minutos de carro do Deli Comporta fica o JNcQUOI Beach Club, inaugurado há um ano entre as dunas de areia branca da Praia do Pego, o pinhal e o azul do Atlântico. Da carta, assinada também pelo chef Jerónimo Ferreira, vale a pena começar com a salada russa com caranguejo real do Alaska e o crudo de toro de atum com azeite e zest de lima kaffir e flocos de chili.
O chef Jerónimo Ferreira lidera as cozinhas da zona da Comporta. (Fotografia: DR)
As paellas são uma aposta forte na ementa do Beach Club. (Fotografia: DR)
Nos principais, as sugestões recaem sobre as paellas, tanto de peixe como de carne, das quais a mais pedida é a de carabineiro, para duas pessoas. Quando abriu, o restaurante adicionou à sua coleção de “babas” (sobremesas, cada uma associada a um restaurante) a baba de tubarão, à base de pinhões, arroz doce, mousse de clima e creme de ovo e canela, que também se pode provar no Deli Comporta e no FrouFrou. Além do restaurante, desenhado pelo arquiteto Vincent Van Duysen, o Beach Club tem também uma estrutura de apoio, com camas e espreguiçadeiras na areia.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.