Francisco Amaro participa no Carnaval de Estarreja há 40 anos, tantos quantos os que conta na restauração da cidade. Com a renovação do Mercado Municipal, fechou o pequeno restaurante de várias décadas e instalou-se ali, com dois novos espaços: o Mercado, com foco na cozinha tradicional portuguesa; e o Leitão do António, cuja especialidade não deixa dúvidas.
“O leitão já veio connosco da outra casa, era o prato mais conhecido”, realça o proprietário. Mas não é o único que acompanha Francisco nesta nova empreitada. Os medalhões de vitela são outra proposta consagrada, que se junta à lista dos pratos mais populares do Mercado, entre eles o bacalhau com broa, servido numa púcara de barro, o arroz de tamboril, a caldeirada de enguias ou o popular choco frito à setubalense.
Restaurante Mercado, em Estarreja. (Fotografia de Maria João Gala )
Habitualmente fechado para descanso semanal ao domingo à noite e à segunda-feira, em dias de folia abre-se a exceção, e a cozinha trabalha durante todo o período do Carnaval, com algumas nuances. “São dias de muito movimento, por isso ao almoço trabalhamos com quatro ou cinco pratos definidos. Há sempre leitão, e outros pratos especiais, como o bacalhau”, explica. Ao jantar voltam a trabalhar à carta. E “por tradição, ao domingo, também fazemos o cozido à portuguesa”, acrescenta Francisco. Ainda que o ideal seja sempre ligar para confirmar e reservar mesa.
Restaurante Mercado, em Estarreja. (Fotografia de Maria João Gala )
Outro aviso importante: “não venham à procura de um ambiente sossegado”. Até porque a festa está mesmo ali à porta. “O desfile de Carnaval inicia e termina aqui no Mercado. É onde os grupos se juntam e saem todos daqui”, informa. O Grande Corso carnavalesco tem lugar ali em frente, no Parque Municipal do Antuã, nas tardes de domingo e terça-feira, altura em que Francisco deixa o serviço bem entregue à mulher Paula Teixeira, e sai para se juntar ao seu grupo, o Taskuela, no desfile dos foliões.
Mercado Restaurante
Avenida 25 de Abril, 60, loja A, Estarreja
Tel.: 919613986
Das 12h às 15h e das 19h às 22h. Encerra domingo ao jantar e segunda-feira. (Aberto nos dias 2 e 3 de março)
Preço médio: 20 euros
Samba, folia e humor
Depois do Carnaval Infantil e das Marchas Luminosas, esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, saem à rua as escolas de samba da cidade, para um desfile noturno que arranca às 21h30 e promete uma noite de muita animação, música e cor. O serão prolonga-se com um programa musical dedicado ao Brasil, no Espaço Folia, instalado na Praça Francisco Barbosa. No sábado, dia 1 de março, o palco do Carnaval de Estarreja recebe DJ Kareka, o humorista Francisco Menezes, o grupo musical Altamente e o rapper Papillon, a partir das 22h. Todas as atuações têm entrada gratuita. O mesmo acontece nas noites de 2, 3 e 4 de março, com concertos e DJ sets pela noite dentro. O ponto alto da programação carnavalesca é o Grande Corso, que acontece no domingo e na terça-feira, às 14h30, no Parque Municipal do Antuã. O desfile junta quatro escolas de samba, oito grupos de folia, um grupo passerelle, 17 carros alegóricos e mais de 1300 figurantes, prometendo duas horas de um espetáculo exuberante. Bilhetes para o desfile noturno a partir de 5 euros por pessoa, e para o Grande Corso a partir de 6 euros. Web: carnavalestarreja.pt
Carnaval de Estarreja (Fotografia de Maria João Gala)