A paixão de Vítor Veloso pela Ria Formosa e pela costa algarvia sente-se a cada garfada à mesa do restaurante Aurora, no centro de Loulé. Conhecedor da qualidade e diversidade dos mariscos e bivalves locais, o chef apresenta criações como pastel de massa tenra de berbigão e usa bivalves para fazer a espuma que acompanha o prato de peixe do dia com ervilhas, ragoût de lingueirão, amêndoa com paprika fumada e manteiga de camarão e citrinos, por exemplo.
A cozinha assenta numa matriz regional e situa-se “entre o fine dining e o casual”, nas palavras do próprio. É o somatório das experiências somadas ao longo de 22 anos, tendo trabalhado com chefs como John Williams no hotel Ritz London e Nuno Mendes, no Viajante, e em cozinhas como as da Fortaleza do Guincho e do hotel Terra Nostra, nos Açores. Natural do Montijo mas com uma vincada ligação familiar à Fuseta, Vítor Veloso decidiu regressar ao Algarve durante a pandemia.
O sonho, que acalentava há anos, ganhou forma no espaço de um antigo restaurante, do qual herdou uma decoração com madeiras coloridas. Mandou fabricar mesas e cadeiras à medida e batizou o projeto em homenagem à avó paterna. “Na cozinha, aposto em receitas tradicionais à minha imagem”, diz, indo aos mercados de Loulé e de Olhão em busca de produtos frescos. De fora ficam as vieiras e o foie gras, e entram as algas marinhas da marca RiaFresh.
Tártaro de cavala com chouriço, abacate, muxama e milho frito sobre filhós de forma e polvo com batata doce, vinagrete de pimentos assados, saladinha de ananás e ovas raladas são algumas das criações. Destaque ainda para a cenoura assada com couve-flor fermentada, gema de ovo curada e lascas de queijo de São Jorge, e para a barriga de leitão com puré de abóbora, cebola roxa, baby jam grelhada e bimis. Nas novidades entram também as tradicionais cataplanas algarvias.
A aposta mais recente é a Mesa do Chef, onde Vítor Veloso convida entre duas a oito pessoas a deixarem-se surpreender por um menu de degustação de sete momentos (59 euros por pessoa), com harmonização de bebidas opcional.
Descubra aqui o roteiro da Evasões pela região de Loulé.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.