O É Um Restaurante – projeto social da Associação CRESCER, que em outubro de 2019 abriu um restaurante em Lisboa para formar e dar emprego a pessoas que estiveram em situação de sem-abrigo – reabriu no final de outubro, com uma nova carta do chef Nuno Bergonse, para serviços exclusivos de take-away e entregas ao domicílio.
Segundo o chef, que trabalha com o chef executivo David Jesus, a equipa sente-se cheia de vontade “de surpreender e chegar a casa dos lisboetas, mantendo o conceito de partilha” dos pratos. “Utilizámos produtos portugueses da época e introduzimos algumas novidades como a quinoa ou o porco cozinhado a baixa temperatura”, diz em comunicado.
Os chef David Jesus e Nuno Bergonse. (Fotografia: DR)
Na nova carta – que conta com cinco pratos principais e duas sobremesas – destacam-se produtos sazonais como a castanha e a batata doce. São exemplo o javali estufado com castanhas e batata doce com legumes biológicos e o caril de camarão com arroz basmati com abóbora assada (ambos podem ser pedidos para duas pessoas). Nas sobremesas, há pudim de azeite e mel. Também há vinhos brancos e tintos.
O conceito, da autoria do chef Nuno Bergonse, é “casual fine dining”, o mesmo é dizer pratos de confeção descomplicada e focada na apresentação e no sabor. O chef, de resto, acarinhou o projeto da Associação CRESCER desde o primeiro momento e foi parte ativa de um longo processo de formação das pessoas, em competências relacionais e de restauração.
Através do É Um Restaurante, a Associação CRESCER procura integrar ex-sem-abrigo no mercado de trabalho e na sociedade, dando-lhes novas competências e perspetivas de vida. «O desafio é combater a insegurança destas pessoas, que têm sido rejeitadas pela sociedade e por elas próprias. Agora ganham confiança porque são ouvidas, são acarinhadas, têm um objetivo», disse Bergonse aquando da abertura.
As novidades da carta podem ser encomendadas através da Zomato e do website www.eumrestaurante.pt. O É Um Restaurante dispõe também de entregas ao domicílio nas plataformas Glovo, Uber Eats, NoMenu e Takeaway.com, sempre de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 15h e das 18h30 às 23h.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.