O frango de churrasco chega à mesa partido nas suas partes habituais, com batata frita fininha caseira, e duas rodelas de ananás a acompanhar. É franguito do campo, certificado, pequeno, não mais de 500 gramas. A dourada grelhada vem com batatas a murro e migas. O chouleton de vitela é apresentado numa tábua de madeira, naco generoso de um quilo que dá para duas pessoas. O bacalhau na brasa leva molho de azeite, cebola e alho, tiras de pimento. Tudo comida passada pelas brasas.
“Queremos realçar a grelha, grelhamos a carvão. Esta não é uma churrasqueira tradicional, damos-lhe um toque moderno. Não queremos ser mais um espaço, queremos ser inovadores”, adianta António Nobre, proprietário da churrasqueira com vistas generosas, de grandes janelas, para a mais conhecida avenida da cidade, a Lourenço Peixinho.
Churrasqueira da Avenida. (Maria João Gala/Global Imagens)
De facto, não é uma churrasqueira típica na apresentação dos pratos e nos metros quadrados. A comida é empratada com requinte, de forma delicada, notam-se mãos com brio. “A chef de cozinha gosta de fazer bem e diferenciar cada prato”, garante António Nobre. E a decoração mistura madeiras escuras e rústicas com que são feitas mesas e cadeiras com papel de parede tropical e moderno, com um sofá laranja, candeeiros de palha e plantas que quase tocam no teto bem alto. Não tem ar de churrasqueira, tem visual de restaurante cosmopolita. Cada elemento tem a sua personalidade e tudo funciona bem em conjunto.
Churrasqueira da Avenida. (Maria João Gala/Global Imagens)
Quanto à comida, todos os dias há sugestões de carne e peixe ao almoço, pratos na grelha ou que vão ao forno. Na carta, apenas grelhados. Ossinhos de vitela, entrecosto, costelinhas, robalo na grelha. Nas entradas, pão torrado com azeite, alho e orégãos, e azeitonas. As sobremesas são caseiras, baba de camelo, pudim, mousse de chocolate, delícia de ananás.
É um projeto que nasceu em plena pandemia e que tem pensado em incluir pratos vegetarianos à carta. Aceita reservas e tem serviço de take-away. Cozinha portuguesa empratada com delicadeza num dos locais mais movimentados da cidade.
Petiscos, saladas e frutas
A churrasqueira é também local para petiscar ao final da tarde, início da noite. Ter um buffet de saladas e de frutas, para acompanhar os grelhados, é uma ideia que a pandemia travou, mas que continua em perspetiva.