Publicidade Continue a leitura a seguir

Festival Gastronómico da Chanfana de regresso à Lousã

Festival Gastronómico da Chanfana de regresso a Lousã. (Fotografia DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Preservar e promover a gastronomia local pode ser uma forma de aumentar a atratividade de um destino turístico. Foi com base nesta ideia que surgiu o Festival Gastronómico da Chanfana, que está de volta à Lousã para a sua 11.ª edição.

De 17 a 26 de fevereiro, qualquer um vai poder provar a chanfana, um dos produtos integrantes de uma das 7 Maravilhas à Mesa. É um prato à base de carne de cabra, tradicionalmente já velha, assada dentro de caçoilas de barro preto em fornos a lenha.

São 19 os restaurantes aderentes. Em cada um deles, os visitantes terão direito a uma caçoila em miniatura com a receita da chanfana, para que possam confecionar a iguaria em casa. E nas mesas dos estabelecimentos estará ainda um inquérito, que permitirá aos organizadores aferir o nível de satisfação dos clientes.

O preenchimento do inquérito, que avalia o festival, a refeição e o atendimento, habilita os participantes a ganharem prémios, entre os quais refeições, produtos endógenos, como o mel da Serra da Lousã e o vinho de Foz de Arouce, e passeios em tuk tuk.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Lousã integra a Região Europeia da Gastronomia e é apoiada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, entre outras entidades.