Publicidade Continue a leitura a seguir

Festival do Pão junta mais de 70 variedades do país

Publicidade Continue a leitura a seguir

Bolo Podre, Folar do Vale de Ílhavo, Pão Alentejano, Broa de Avintes, Pão de Mafra ou até a Regueifa da Feira são algumas das variedades para conhecer e provar na 5ª edição do Festival Pão de Portugal. Para acompanhar haverão também queijos, compotas, enchidos, marmeladas e outros produtos nos mais de 50 expositores montados na Quinta da Boa Vista.

Para não deixar de lado os visitantes com intolerância ao glúten vão também estar disponíveis produtos alternativos, como pão de batata doce, de alfarroba, beterraba, milho e erva doce ou ainda de trigo sarraceno.

Durante os três dias do festival, de entrada livre, não vai faltar animação musical e teatro de rua, além das várias visitas guiadas aos moinhos de água, que predominam no concelho, ou não fosse Albergaria a cidade com mais moinhos ativos do país. Para participar no passeio basta enviar a inscrição para o e-mail: turismo@cm-albergaria.pt. As visitas têm o custo de 5 euros e incluem um lanche no moinho.

Esta edição vai contar ainda com workshops de fabrico de pão e ainda sessões de showcooking com três convidados. Na sexta, 1 de junho, às 20h00 é o chef Ricardo Coelho quem faz as honras. Já no sábado é a vez de Cátia Goarmon, cara conhecida do programa culinário «Os Segredos da Tia Cátia», no 24 Kitchen.

O último dia é marcado, de manhã por um showcooking dirigido aos mais pequenos, orientado pela Divercook, e à tarde pela sessão do chef Emídio Concha de Almeida, que se fará acompanhar pela nutricionista Andreia Santos.

Na tarde de domingo vai ainda decorrer a entrega e prémios do Festival Internacional de Cinema do Pão. O horário e a programação completa podem ser consultados na página do festival.

Leia também:

10 sítios pelo país que estão a recuperar pão artesanal
Como é feito o novo pão artesanal da Padaria Portuguesa?
Porque é que o pão está outra vez na moda?