Publicidade Continue a leitura a seguir

Festival da Sardinha regressa à Costa Nova, em Ílhavo

A sardinha é servida em estreita ligação com a comunidade piscatória local. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A sardinha assada na brasa, habitual à mesa no verão, é a estrela dos almoços e jantares que têm lugar no próximo fim de semana, no relvado da Costa Nova do Prado. Está de volta o Festival da Sardinha, que tem como anfitriã a comunidade piscatória local.

A sardinha é dada a saborear numa tenda gigante instalada no referido relvado, ao longo de quatro dias, entre as 12 e as 15 horas e entre as 19 e as 23 horas. E deverá surgir acompanhada por histórias da faina.

Aquele peixe é servido numa altura em que, “do ponto de vista nutricional, apresenta maior teor de ácidos gordos polinsaturados, ómega-3, vitamina D e A”, permitindo “tirar
partido de melhores sardinhas” e “respeitar a sazonalidade desta espécie”, lê-se, em comunicado da Câmara Municipal.

Prevê-se vir a servir à volta de cinco mil refeições, ancoradas em cerca de uma tonelada de sardinhas, segundo a nota da Autarquia, que apoia a realização da iniciativa, organizada pela Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro.

Os famosos “palheiros” da Costa Nova.
(Fotografia de Maria João Gala/Global Imagens)

A Costa Nova alia àquele evento gastronómico outros atrativos, da praia em si aos “palheiros”, casas com riscas coloridas de alto a baixo, muito fotografadas – não esquecendo a tripa, doce regional recheado com ovos-moles ou chocolate.