Publicidade Continue a leitura a seguir

Festival da Chanfana está de regresso à Lousã

Festival Gastronómico da Chanfana de regresso a Lousã. (Fotografia DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A chanfana é um prato típico da região da Lousã. Tão tradicional que até tem vários mitos de origem associados. Uma das histórias conta que foram as freiras do Mosteiro de Semide que aproveitando a renda que os agricultores lhes pagavam – galinhas, vinho, azeite, cabras e ovelhas – começaram a assar a carne em vinho, pois não podiam sustentar tantos animais. Guardando-a nas caves frescas do mosteiro, esta mantinha-se conservada no molho gorduroso solidificado.

Também poderá ter sido durante a terceira invasão francesa que as freiras criaram esta fórmula gastronómica para evitar que os soldados franceses roubassem as cabras e as ovelhas da região. Apesar de não se saber a origem ao certo, a verdade é que o prato se tornou um chamariz gastronómico da região.

Este festival, na sua 10ª edição, regressa depois de um interregno provocado pela pandemia. Nos 20 restaurantes aderentes, além deste prato estarão disponíveis outras sugestões da região, como a sopa de casamento. Haverá também Mel DOP Serra da Lousã e o Licor Beirão, que estão os patrocinadores do Festival, tal como os Vinhos de Foz de Arouce.

Os comensais contarão – além da oferta gastronómica – com brindes, nomeadamente descontos na aquisição de doçarias, miniaturas de Licor Beirão e a oferta de postais alusivos ao Festival com uma receita de Chanfana.

Restaurantes aderentes:

O Burgo
À Terra – Palácio da Lousã Boutique Hotel
Casa Velha
Galinha Amiga
Cervejaria Universal
Sabores da Aldeia
Restaurante Ti Lena
Villa Lausana
Taberna Burguesa
Churrasqueira Borges
Casa dos Frangos – Restaurante São Paulo
Mimosa da Beira
Adega da Villa
Casa Bacalhau
Estrela Dourada
Restaurante Carocha
Alto do Padrão
Churrasqueira Manuel da Póvoa
Restaurante Pizzaria Figueiredo’s
Manjar da Villa