Este ano, quem não puder deslocar-se até ao Fundão para participar nas atividades da campanha da cereja pode fazê-lo comodamente sentado à mesa de 34 restaurantes distribuídos por Lisboa e Porto. Estes espaços aderiram à Rota Gastronómica da Cereja do Fundão e até ao dia 4 de julho prometem apresentar menus com pratos originais em que a cereja é protagonista.
Os restaurantes Tasca da Esquina (chef Vítor Sobral), Loco (chef Alexandre Silva), Ibo (chef João Pedro Pedrosa), O Frade (chef Carlos Afonso), Kanazawa (chef Paulo Morais), Sala de Corte (chef Luís Gaspar), e The Oitavos (chef Cyril Devilliers) são alguns dos participantes lisboetas. Já no Porto, estão o Euskalduna e Semea (chef Vasco Coelho Santos), o Almeja (chef João Cura) e o Casa de Chá da Boa Nova (chef Rui Paula), entre outros.
A lista completa dos restaurantes aderentes pode ser consultada aqui. Já quanto aos pratos criados pelos chefs, pode-se esperar, por exemplo, sardinha frita com arroz de tomate, cereja e manjericão (no Tasca da Esquina); cereja com gaspacho, escalope de foie-gras e poejo (no Suba); e cereja com figo de Santo António e Manjericão (no Eleven). No Porto, a criatividade repete-se.
Em grande estreia na campanha da cereja deste ano está a plataforma online de venda de cereja e de outros produtos do concelho do Fundão, que permite comprar licores, doces, chás e infusões e, claro, cerejas. Na mesma plataforma é possível ainda fazer o apadrinhamento de cerejeiras, uma iniciativa que é “oferecida a todos os bebés que nasçam em Portugal no mês de junho, mediante inscrição”.