Publicidade Continue a leitura a seguir

Em Vila Praia de Âncora há uma taberna de petiscos junto à praia

A Taberna (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

É uma taberna simples, com esplanada ao sol, ao pé da praia, onde é preciso entrar para se dar com os olhos montra de petiscos tentadora. E provar para se render a esta “A Taberna”, de Madalena Vasconcelos e do filho Nelson. Em plena marginal de Vila Praia de Âncora, delicia a gente da terra e os que a visitam pelos petiscos que saem até acabar, ao longo de todo o dia, servindo desde o pequeno almoço até um lanche de fim de tarde.

Há até quem troque a praia pelo petiscar, enquanto deita um olho ao areal, e bebe um fino (ou dois ou mais), vinho (branco ou tinto) ou champarrião na malga (tigela). Difícil é escolher o que comer. Há percebes, camarão, navalheiras e outros mariscos, ovas, croquetes, bolinhos de bacalhau, rissóis, rojões, ovos cozidos, moelas, bifana, prego, polvo, empanada de sardinha e bacalhau. Também há tortilha, caldo verde, sopa de peixe, chouriça de sangue, coxinhas, sardinha espalmada, panados e orelha de porco.

Ao fim de semana, o menu ganha pratos regionais como feijoadas de búzios e à Transmontana, cozido à Portuguesa e o que mais sair das mãos das cozinheiras Dona Céu e Katy, esta última a levar para ali saberes da sua terra natal, Cabo Verde. “Era o espaço que faltava em Vila Praia de Âncora”, diz Madalena, que tomou conta da casa há um ano e meio. “Já era uma taberna há muitos anos e eu quis manter o conceito, com as comidas tradicionais e os mais velhos a jogar às cartas. Os jovens agora também vêm”, conta. “Aqui param, as pessoas de Vila Praia de Âncora, a quem agradeço muito a força que dão à Taberna, e depois turistas de todo o lado”, sublinha.

Além da boa cozinha, os preços também ajudam. É fazer as contas pelo mínimo: Um fino (cerveja de pressão) custa 0,80 euros, a malga ou copo de vinho 0.70 euros, e uma bifana dois euros.Na taberna não faltam uma imagem do Zé Povinho com o seu célebre “queres fiado toma”, notas de escudos e estrangeiras na paredes e referências ao clube de futebol da terra, o Âncora Praia (até a máscara de proteção que Nelson usa é do clube).

A Taberna
Avenida Dr. Ramos Pereira
Vila Praia de Âncora
Todos os dias, das 8h às 20h
Preço médio: 5 euros