Publicidade Continue a leitura a seguir

Em Leiria há uma fábrica de chocolate que está a espalhar magia

Companhia Portugueza do Chocolate (Fotografia: Maria João Gala /GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

«Bem-vindos à fábrica de chocolate mais bonita do Mundo». É assim que Daniel Gomes recebe cada novo visitante da Companhia Portugueza do Chocolate, desde que abriu a porta pela primeira vez, em maio último, mal terminou o estado de emergência.

Daniel abriu um complexo como este em plena pandemia, como se quisesse desafiar a sorte. «É a história da minha vida. Se calhar preciso disto, desta adrenalina de me ver entre a espada e a parede», conclui. Por debaixo da máscara tem um bigode de estimação. Está vestido com uma jaleca a fazer lembrar o capitão de um navio, qual imagem de marca que só fica completa com as meias coloridas e decoradas. Como se fosse uma personagem de um conto infantil, bem diferente do pequeno Charlie, da outra fábrica de chocolate – que o cinema celebrizou.

Chef Daniel Gomes (Fotografia: Maria João Gala /GI)

O chef Daniel Gomes é nascido e criado em Leiria, e foi dali que seguiu para a Escola de Hotelaria de Fátima, onde tudo começou, afinal. Aos 36 anos, conta no seu palmarés com vários feitos no universo da chocolataria. Mas há um que se tornou famoso por toda a parte: o bombom mais caro do Mundo, avaliado 7728 euros, criado por ele em 2013. À Evasões, Daniel explica o detalhe: «O bombom, com formato de diamante, é feito com chocolate Valrhona negro equatorial e com as especiarias mais caras do mundo: filamentos de açafrão, trufa branca Perigord, óleo de trufa branca (que lhe dá cremosidade), baunilha de Madagáscar (a mais cara do mundo), flocos de ouro e um ingrediente secreto. Por fora, é todo revestido a folha de ouro». Na fábrica, há uma coluna e uma campânula destinada a uma réplica, que ainda não está em exibição.

Mas a vida nova de Daniel Gomes na Companhia Portugueza do Chocolate reveste-se de outras facetas. Além da produção e da degustação, é ali que pretende também dar oportunidade aos amantes do chocolate de participarem em workshops, na academia que integra o espaço. Mas é o balcão que alimenta até o menos guloso: uma vitrina de grandes dimensões com bombons de vários tamanhos, cores e sabores. Depois, há uma sala de chá onde apetece ficar. E saborear o bolo do chef (a partir de chocolate quente com amêndoa), ou o crepe crocante com três chocolates diferentes. E porque é verão, também haverá gelados.

Salão de chá
A fábrica integra um salão de chá cuja decoração permite fazer uma viagem no tempo, à bela época. É um local fresco no verão, sem perder o lado aconchegante que o fará ser o mais concorrido no inverno.

 

Companhia Portugueza do Chocolate
Estrada da Ribeira, 5F, Cortes, Leiria
Tel: 917356240
Aberto todos os dias, das 14h às 20h.
Preço por caixa de bombons: 6 euros

 


Três receitas com chocolate para fazer em casa