Publicidade Continue a leitura a seguir

Domingo é dia de cozido no Flor da Montanha, a caminho do Carnaval de Ovar

O cozido à portuguesa é uma das especialidades. (Fotografia de Maria João Gala)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A caminho do epicentro das festividades carnavalescas de Ovar, o afamado cozido à portuguesa do restaurante Flor da Montanha justifica uma paragem em Esmoriz, para reforçar os ânimos e a energia para a tarde de folia. Ao domingo, e em especial neste Domingo Gordo, o prato é rei na mesa desta casa familiar, que Amarílio Rodrigues e Fernanda Lucas Dias comandam há 25 anos. Ele na sala, a dominar a arte de bem servir. Ela na cozinha, responsável pelos pratos de sabor caseiro e porções generosas, confeccionados com tempo no fogão e amor.

O afamado cozido à portuguesa, que faz as delícias dos clientes ao domingo e à quarta-feira, leva 13 qualidades de carnes e enchidos. O chispe é salgado durante uma semana e demolhado na véspera. E a carne que precisa ser selada só entra no tacho quando os condimentos estão apurados. Tudo a seu tempo. “Dá muito trabalho, mas compensa”, garante Fernanda, que desde pequena queria ser cozinheira, e herdou a mão das tias, com quem aprendeu o ofício.

Flor da Montanha (Fotografia de Maria João Gala)

 

Para dar palco às muitas receitas da cozinha tradicional, Fernanda dedica cada dia da semana a pratos fixos, que acrescem ao serviço à carta, onde figuram outras opções, como bacalhau à lagareiro com migas, arroz de tamboril com gambas, rojões à moda da casa, gambas de caril. Terça-feira é dia de tripas à moda do Porto, bacalhau à João do grão e galinha de cabidela. À quarta, há cozido à portuguesa, filetes com salada russa, cozido à lavrador. Na quinta, cozinha-se bacalhau à liberdade, coelho à espanhola e bifinhos na panela. À sexta, feijoada com chocos, tranches de vitela. Ao sábado, chispalhada à transmontana, bacalhau frito com cebolada. Cozido, rojões com arroz de sarrabulho, tripas e vitela assada aos domingos.

Mas também há espaço para especialidades que evocam a bagagem africana do casal – nasceram ambos em Angola, descendentes de terceira geração de portugueses da Madeira, conheceram-se e casaram-se lá -, como a moamba de galinha, feita por encomenda.

Flor da Montanha
Rua Forno da Telha, 424, Esmoriz
Tel.: 256755969
Das 10h às 15h. Sexta e sábado das 10h às 15h e das 19h às 22h. Encerra à segunda-feira.
Preço médio: 15 euros

 

Visitas guiadas e música por toda a cidade
Ainda antes dos desfiles, as portas da Aldeia do Carnaval abrem-se aos curiosos que queiram conhecer os bastidores desta grande festa. Visitas guiadas e oficinas criativas são algumas das propostas para viver por dentro o Carnaval de Ovar. Este sábado, dia 1 de março, acontecem duas sessões – às 15h e às 18h – da visita encenada “ALEG(O)RIA” – Uma Leitura ao Carnaval de Ovar, protagonizada pelo artista Leandro Ribeiro, que veste a pele do mestre Foliandro. De forma divertida e inusitada e com a ajuda dos astros e das cartas de tarô, este vidente promete revelar todos os segredos do Carnaval de Ovar. Também na tarde de sábado, o grupo carnavalesco “Vampiros” dinamiza uma oficina criativa de criação de acessórios em esponja. Todas as visitas são gratuitas, mas requerem inscrição prévia obrigatória (através dos contactos: turismo@cm-ovar.pt / 256509153 / 930409207).

Carnaval de Ovar (Fotografia de Maria João Gala)

 

Na noite de sábado, a partir das 22h, a Avenida Francisco Sá Carneiro enche-se de música, dança e animação, com o desfile noturno das escolas de samba. Mas antes, na sexta-feira, a cidade anima-se com a Grande Noite de Reis e o Desfile da Farrapada. E na tarde de domingo, é a vez de sair à rua o Grande Corso carnavalesco, com os 24 grupos participantes. O cortejo repete-se na terça-feira, às 14h30. Para segunda-feira está reservada a Grande Noite Mágica, com concertos, DJs e espetáculos por toda a cidade. ProfJam, Robert Falcon e Vini Vici são alguns dos nomes do cartaz. Bilhetes para o desfile noturno a partir de 7,50 euros por pessoa, e para o Grande Corso Carnavalesco a partir de 10 euros.Web: carnaval.cm-ovar.pt