Publicidade Continue a leitura a seguir

Do catering ao take-away para a praia: O Bem Disposto renasce na Comporta

A paella negra com choco, camarão, mexilhão e aioli é uma das especialidades da casa. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Luís Baptista e a filha Mariana Baptista são os rostos de duas gerações diferentes, mas unidas quando a missão é juntar família e amigos à mesa, recheando-a de comida portuguesa – aqui e ali com toques de inovação. Já lá vão mais de 20 anos desde que o empresário fundou O Bem Disposto, no bairro da Lapa, em 1996, com apenas 40 lugares, já poucos para acomodar todos os clientes habituais. Dali, saltou para Campo de Ourique, onde se quedou sete anos e veio a encerrar em 2005. O ano passado, renasceu entre a cidade de Alcácer do Sal e a Comporta.

Nos anos que intervalaram a presença no bairro lisboeta e a abertura, este ano mais a sério, na Herdade do Montalvo, o ânimo do negócio não esmoreceu – antes pelo contrário. O restaurante deu lugar a uma marca de catering de eventos, que paulatinamente foi crescendo até ganhar o formato atual, capaz de fazer um simples “coffee-break” de empresas até festas e casamentos, em qualquer ponto do país. Quando surgiu, foi “pioneiro no catering de paellas”, a mesma que hoje se pode provar no restaurante logo à entrada do hotel de quatro estrelas com villas e piscina.

Além da sala interior, o restaurante tem esplanada virada para o pinhal. (Fotografia: DR)

Trata-se da paella negra com choco, tinta de choco, mexilhão, camarão e aioli, especialidade à qual é difícil fugir no momento da escolha dos pratos. Felizes são também os clientes da cidade que, agora, reencontram os abanicos de porco preto grelhados com migas de espargos verdes e os bifes à portuguesa e com quatro pimentas, nas carnes. Também há opções vegetarianas e veganas, neste caso, um caril de grão com manga e arroz thai. Para início de conversa à mesa, os petiscos têm lugar de destaque, propondo um salutar encontro entre gastronomias ibéricas.

É o caso de petiscos como as gambas al ajillo; croquetes de cogumelos e presunto; gaspacho com ovo cozido; paínho Ibérico; e da perdiz de escabeche com tostas de pão alentejano; ou os croquetes de vitela com mostarda. O toque de modernidade chegou pelas mãos de Margarida Batista, através de parcerias com marcas portuguesas, como a das conservas Miss Can, tanto servidas com uma cesta de pão, como incorporadas em várias receitas. Tiborna de sardinha com pimento assado e anchovas em carpaccio de tomate são duas das cinco composições.

No capítulo de bebidas, O Bem Disposto tem vinhos, cerveja, sidra, chás e infusões e os cada vez mais pedidos smoothies à base de frutas e vegetais. A pensar em facilitar o dia-a-dia de quem procura a zona de Alcácer do Sal e Troia para fins-de-semana e férias, o restaurante lançou este verão pratos semanais, take-away e entregas à porta, com um menu de pratos congelados ou feitos por encomenda, desde salgados a peixe e carne, sobremesas e “grazing boxes” para duas a 14 pessoas. As entregas abrangem Alcácer, Carvalhal, Comporta, Melides, Soltróia e Lisboa.

A mais recente novidade d’O Bem Disposto são as “beach box”, isto é, caixas com almoço para levar para a praia, que devem ser encomendas com 48h de antecedência (através do email bemdispostoeventos.mariana@gmail.com ou do Whatsapp 919270782) e levantadas no restaurante. O cliente só tem de selecionar uma sandes à escolha, wrap ou salada, dois snacks salgados, fruta e tipo de sumo natural. A água está incluída e o valor de cada caixa de cartão já preparada com a comida escolhida é de 17,50 euros/pessoa.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.