O Notes Bar & Kitchen, instalado na Baixa do Coimbra, há quatro anos, reabriu ontem, tendo agora as pizas como especialidade. Com o início da pandemia, e depois de umas semanas fechado, o Notes voltou a abrir as portas com uma carta onde petiscos e as carnes maturadas deram lugar às pizas de massa-mãe (desde 7 euros), confecionadas com farinha de trigo biológico da Paulino Horta.
“Optámos pelas pizas por várias razões”, conta Luís, explicando que a antiga carta “não ia chegar a 100% a casa das pessoas” e que as pizas, por sua vez, chegam bem, aguentando melhor a viagem. Por outro lado, acredita que a especialidade italiana é “a melhor opção para ajudar os pequenos produtores locais, que estão com dificuldade em escoar produto”. E é precisamente aí que entra a piza do dia – que se junta às nove permanentes – com produtos que vão variando conforme as necessidades de escoamento do produtores. Por exemplo, hoje, terça, foi dia de lançar a de grelos e cebola roxa. Já a Pizza da Queijaria de Coimbra é coroada com os queijos da loja, cujas vendas diminuíram devido à crise pandémica.
Neste restaurante de Coimbra há petiscos e carnes maturadas
A massa dos discos leveda entre 24 a 48 horas e vai a cozer durante 60 segundos, a 430 graus, num pequeno forno da marca Guzney. A lista apresenta nove opções, destacando-se a de tomate, mozarela, barriga de porco do Minho fumada, cebola, gema de ovo, orégãos e alecrim. O croquete de boi e a burrata com tomate, rúcula, espinafres e mel são duas opções para entrada, das seis disponíveis. Tanto as entradas como as pizas vão bem com as duas cervejas artesanais – uma Pilsner e uma Munich Dunkel – produzidas em parceria com a Cerveja Açor, um pequeno projeto conimbricense. E para terminar, é só optar entre calzone de chocolate, piza de fruta ou pastéis de Tentúgal, produzidos por um colega pasteleiro de Luís.
Todo o cardápio pode ser levantado no restaurante, em modo takeaway, ou encomendado para entregas ao domicílio pela aplicação Uber Eats, todos os dias, das 12h30 às 14h30 e das 19h às 21h30.