“Espero arrancar sorrisos e esperança nestes dias difíceis”. É desta forma que Antonio Mezzero, italiano a viver em Portugal há mais de uma década, inicia o serviço de takeaway na sua Pizzeria Antonio Mezzero (antes batizada de Pulcinella), que abriu há nove anos em Matosinhos, e também a primeira pizaria portuguesa a receber, em 2013, uma distinção da Associazione Verace Pizza Napolitana, tida como a estrela Michelin das pizas.
Take Pulcinella Away by Antonio Mezzero é o novo modelo encontrado para combater os dias difíceis que a restauração vive, e permite recolher na porta 390 da Avenida Menéres, em Matosinhos, as pizas de Mezzero, que já venceu o título de campeão mundial da piza napolitana, a partir desta sexta-feira, dia 24. O takeaway está disponível todos os dias, mas para o jantar, entre as 18h30 e as 22h30.
“Quero muito em breve poder receber-vos em minha casa, mas enquanto isso não se torna possível, tive que adaptar a minha arte e a minha paixão para que caiba dentro de uma caixa”, explicou o responsável, também ele fundador da Seleção Nacional de Pizzaiolos, que abriu no início deste ano a sua primeira pizaria em Lisboa, nas Avenidas Novas.
Antonio Mezzero.
Entre as várias pizas de Mezzero – com vários preços a partir dos 10,50€, não faltam, claro está, a clássica Margherita, a mesma que lhe valeu o título de campeão mundial, mas também a Tartufina (mozarela, creme de trufa branca, fiambre de peru trufado, rúcula e grana panado), a Contadina (pimento assado, pecorino e salsicha fresca) ou a Pulcinella (mozarela, salame picante, pimento assado, parmesão, azeitonas, tomate, orégãos, alho e manjericão), entre outras.
Todas as pizas têm como base uma massa fermentada entre 12 a 24 horas, com uma mistura de farinhas italianas 00 e cozinhas num forno a lenha de bétula prensada, “menos tóxica”. Entre 60 a 90 segundos, estão prontas para sair do forno. Outra particularidade está nos detalhes dos ingredientes. O molho de tomate que coloca nas suas pizas, por exemplo, é feito com 70% de San Marzano DOP e 30% de tomate português, de um pequeno produtor de Viseu.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.