Não é boato, é verdade: o novo restaurante do chef lisboeta Manel Perestrelo chama-se mesmo Boato e abriu próximo do Teatro Tivoli BBVA, com uma carta de comida mediterrânica, cocktails de autor e uma esplanada para beber um copo e petiscar à saída do trabalho.
A inspiração do chef veio do Mar Mediterrâneo – nomeadamente dos pratos e ingredientes dos países daquela região – e resultou numa carta “eclética”, capaz de “agradar a gregos e a troianos”, mas especialmente focada no peixe e marisco, explicou o chef à Evasões.
A carta está dividida em “Mar” (peixe), “Terra” (carne), “Selvagem” (arrozes) e “Natural” (massas e saladas). Entre os pratos mais pedidos estão já o de borrego com pistácios crocantes, o arroz negro de lula e aioli e a paelha de mar e terra. As uvas alimadas com sorvete de manjericão destacam-se nas sobremesas.
O próprio couvert não podia ser mais mediterrânico ao sugerir pão grego caseiro, creme de ricotta e azeitonas marinadas. Também há beringelas assadas com creme de caju e pataniscas de polvo, corvina amanteigada e um risoto de quinoa e vieiras. Aos almoços, de segunda a sexta, está disponível um menu por 12 euros (entrada e prato).
Para beber há uma carta de vinhos portugueses com 50 referências, seis cocktails de autor e uma seleção de cervejas artesanais. O restaurante tem 80 lugares e goza de bastante luz natural por ter duas vertentes (uma delas virada para a Rua de Santa Marta). A esplanada terá aquecedores e mantas.
A ideia de Manel Perestrelo é realizar também eventos como provas de vinhos, workshops e lançamentos de produtos e dinamizar o Boato no horário de final de tarde, entre as 18h e as 20h, quando muitas pessoas saem das empresas ali à volta.
O chef, natural de Lisboa, trabalhou em Barcelona e Londres, na Hofmann (1* Michelin) e no Lab de Heston Blumenthal no The Fat Duck (3* Michelin). Em Portugal, passou por casas como o Cantinho do Avillez e o Café Lisboa até assumir, em 2015, o Salmora, em Vilamoura, e depois O Moço dos Croissants, a solo, em 2017. O Qura é o seu mais recente espaço em Lisboa.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.