Publicidade Continue a leitura a seguir

A piza margherita de Jamie Oliver e outras receitas italianas fáceis de fazer

Publicidade Continue a leitura a seguir

Piza Margherita de Jamie Oliver

Receita (8 pessoas)

Massa
Ingredientes: 1 kg de farinha para pão, mais a necessária para polvilhar; 1 saqueta de fermento de padeiro (7 gr).

Molho
Ingredientes: 2 dentes de alho; 3 c. sopa de azeite; 2 latas de 400 gr de tomate-chucha; 1 ramo de manjericão.

Ingredientes: 4 bolas de 125gr de mozarela de búfala; queijo parmesão; azeite virgem extra.

Preparação: Numa tigela grande, colocar a farinha, o fermento e uma colher de chá de sal marinho. Abrir uma cova no centro, verter 675 ml de água morna e ir misturando de fora para dentro. Quando a massa estiver homogénea, amassá-la sobre uma superfície polvilhada com farinha durante 15 minutos e depois colocar numa tigela
untada com azeite. Cobrir com um pano de cozinha humedecido e deixar levedar durante uma hora. Para o molho, descascar os alhos, cortá-los em rodelas e colocá-los numa frigideira com azeite. Deixar alourar. Adicionar o tomate e metade das folhas de manjericão, e deixar cozinhar por cinco minutos. Provar, retificar temperos, deixar arrefecer e triturar num liquidificador até o molho estar macio. Quando a massa tiver dobrado o volume, amassá-la de novo e dividi-la em oito bolas. Deixá-las levedar por 30 minutos num tabuleiro coberto com um pano e polvilhado com farinha. Quando chegar a hora de fazer as pizas, ir esticando e puxando a massa com as mãos, estendendo as pizas uma a uma, passando-as de uma mão para a outra e deixando que a força da gravidade as estique até terem cerca de 23 cm de diâmetro. Beliscar a massa a toda a volta para criar uma crosta natural e depois dispor por cima uma camada fina de molho de tomate, meia bola de mozarela esfarelada e o parmesão ralado, salpicar com azeite e levar ao forno durante 10 minutos, ou até a piza estar dourada. Enfeitar com folhas de manjericão e servir enquanto faz a próxima.

Disponível no livro “As Receitas que nos fazem felizes”, de Jamie Oliver. Porto Editora. 410 páginas. PVP: 27,50 euros.

(Fotografia: DR)


Carbonara do restaurante Fiammetta

Receita (4 pessoas)

O restaurante e mercearia de produtos gourmet italianos em Campo de Ourique partilha a receita da sua famosa carbonara – a verdadeira, que nunca leva natas.

Ingredientes: 3 ovos, 6 gemas de ovo, 90gr de queijo Pecorino ralado; 90gr de queijo Parmigiano ralado; 1 colher de café de pimenta moída; 400gr de massa spaghetti/rigatoni; 8 fatias de guanciale.

Preparação: Numa taça, bater os ovos e as gemas e juntar os queijos Pecorino e Parmigiano ralados e a pimenta. Mexer bem. Reservar. Entretanto, cozer a massa num tacho com água e sal a gosto. Só inserir o spaghetti
assim que a água estiver a ferver. O tempo de fervura do spaghetti ou do rigatoni pode variar (seguir as instruções constantes na embalagem).
Numa frigideira, fritar o guanciale durante 5 minutos e retirar as fatias para um prato à parte quando estiverem estaladiças e crocantes. Baixar a chama. Nesta frigideira, juntar à gordura que ficou da fritura do guanciale uma a duas colheres de sopa de água de cozedura da massa e juntar o spaghetti quando estiver no limite da cozedura. Aumentar a chama. Mexer o spaghetti e juntar os ovos com o queijo de forma vigorosa e rápida, de forma a não permitir a cozedura dos ovos e ficar com um molho bem cremoso.
Servir imediatamente numa taça grande e juntar no topo da massa as fatias crocantes do guanciale.

Dicas extra: podem ser utilizadas outras massas para além do spaghetti, tais como o linguini, bucatini e pastas com formas tubulares como os rigatoni e penne. Os produtos (pasta, guanciale, queijo Pecorino, Parmigiano e sal) estão disponíveis na mercearia da Fiammetta.

(Fotografia: DR)


Bruschettas do Mano a Mano

O chef italiano Giovanni Pellegrino partilha aqui três receitas para uma trilogia de bruschettas, as mesmas que constam da carta do restaurante italiano Mano a Mano, na Rua do Alecrim, em Lisboa. Os produtos da casa podem ser comprados na mercearia do restaurante, em formato takeaway.

1. Brushetta Mano a Mano
Ingredientes: tomilho (q.b.); fio de azeite; sal de mesa (q.b.); 20gr de mozzarella bufala em rodelas; pimenta preta em grão (q.b.); 10g de nduja (salame); 1 fatia de pão.

Preparação: Cortar o pão fininho, colocar a nduja (salame típico da Calábria, ligeiramente picante), seguido da mozzarella. Finalizar com um fio de azeite, sal, pimenta e tomilho.

 

2. Bruschetta de pesto
Ingredientes: 3gr de pinhão miolo; 0.02l de pesto Mano a Mano; 1 pão da casa; 0,01l de bechamel.

Preparação: Cortar uma fatia fina de pão alentejano. Misturar o bechamel com o pesto e colocar os pinhões para finalizar. Pequeno truque: tostar um pouco os pinhões na frigideira para dar ênfase ao sabor.

 

3. Bruschetta Clássica
Ingredientes: 3 folhas de manjericão; 50gr de tomate cacho; oregãos (q.b.); azeite (q.b.); sal de mesa (q.b.); pimenta preta em grão (q.b.); 1 fatia de pão da casa.

Preparação: Cortar o tomate cacho em cubos pequenos e picar 2 folhas de manjericão. Misturar ambos com azeite, sal, orégãos e pimenta. Colocar na fatia de pão, adicionar a última folha de manjericão e servir.

(Fotografia: DR)