Publicidade Continue a leitura a seguir

3 mercearias para visitar no Porto e em Gaia

Casa Chinesa. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Comer e Chorar por Mais, Porto
Produtos transmontanos e compotas da casa
Recheada de vinhos, queijo, fumeiro e pão regional, a mercearia Comer e Chorar por Mais, na Rua Formosa, reabriu, após mais de um mês fechada.

Mercearia Comer e Chorar por Mais. (Fotografia; Igor Martins/Global Imagens)

Depois de ter fechado em março, a mercearia Comer e Chorar por Mais reabriu há duas semanas, a praticar o mesmo horário, de segunda a sábado.
É novamente possível entrar nesta casa centenária, perfumada pelos queijos, e comprar vinhos, alheiras, presunto, salpicão, pão regional de Bragança, Vinhais, Mirandela e Moncorvo, e outras iguarias mais invulgares. É o caso do butelo e das casulas, que “ainda são estranhos para muita gente”, nota Inês Silva, funcionária; o azedo, um enchido bragantino feito com massa de alheira; e a muxama de atum, o resultado de um processo onde o peixe foi seco e salgado.
Há cerca de dois anos a oferta cresceu, com a criação da marca da casa, que inclui compotas, como a de abóbora com amêndoa e a de tomate, e patés, dos quais se destaca o de truta com vinho do Porto e o de ovas com bacalhau.

Desde 1916
Sociedade Papelaria e Coloniais foi o primeiro nome desta mercearia, aberta em 1916. Vendia-se café, chá e especiarias que chegavam das colónias, e que eram trocados por material de escritório, que seguia para lá.

Rua Formosa , 300
Tel.: 22 2004407
Horário : das 9h30 às 19h30
Web: Facebook.com/ComereChorarPorMais.Porto

Casa Chinesa, Porto
Delícias portuguesas e de outras partes do mundo

Nesta mercearia em Sá da Bandeira há produtos para quem tem restrições alimentares, mas também de Cabo Verde e do Brasil. E, claro, azeite, fumeiro e conservas portuguesas.

Já lá vão 82 anos desde a abertura da Casa Chinesa, uma referência na cidade para quem procura alimentos sem glúten, vegetarianos ou produtos vindos do Brasil e de Cabo Verde. Eugénio Teixeira ficou à frente da casa há mais de meio século, depois de ter trabalhado na extinta mercearia Pérola de Pequim. Sempre atento às tendências alimentares, Eugénio orgulha-se ter sido pioneiro nos produtos sem glúten, há cerca de 20 anos. A Casa Chinesa reabriu, como mesmo horário. Comprar especiarias, chás, frutos secos, azeites ou fumeiro, bacalhau, conservas e queijos, voltou a ser possível.

Sabores de outras latitudes
Feijão-pedra, feijão-do-congo, canjica, aguardente Grogue são algumas das especialidades que chegam de Cabo Verde. Do Brasil, vem o leite de coco, os sucos de caju e maracujá, o creme de leite e os polvilhos doce e azedo.

Rua de Sá da Bandeira, 343 (Baixa)
Tel.: 222006578
Das 09h às 19h; sábado até às 13h. Encerra ao domingo.

O SALAME
Vinhos e tudo para os acompanhar

Perto do Jardim de Soares do Reis encontra-se O Salame, uma garrafeira que também tem produtos de mercearia, aberta há mais de três décadas.

Garrafeira O Salame. (Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens)

Fugir à oferta das grandes superfícies é a aposta de António Martins Cardoso e Maria de Fátima n’O Salame, que apesar de não ter fechado durante o estado de emergência, viu o seu horário reduzido.
Foi em 1986 que o casal abriu a garrafeira O Salame, no lugar ocupado pela antiga Mercearia Porto, uma “loja muito linda para a altura”, conta Maria, da qual ainda ficou algum mobiliário.
Há 34 anos que o forte de casa são os vinhos, e há-os de quase todas as regiões de país, comprados, sobretudo, a quintas com pouca produção. E não faltam opções para os acompanhar, sejam doces ou salgadas. Queijos e fumeiro, conservas, patés e massas italianas surgem ao lado de compotas, méis, biscoitos Paupério e bombons. Bacalhau seco também o há, todo o ano.

A mais antiga
Com 34 anos de funcionamento, O Salame é a loja mais antiga da Rua Marquês Sá da Bandeira, garante Fátima.

Rua Marquês Sá da Bandeira, 553
Tel.: 223753348
Web: Facebook.com/garrafeiraosalame
Das 10h às 13h e das 14h30 às 19h. Encerra ao domingo.