Publicidade Continue a leitura a seguir

20.23: Brunch ao pé da praia, em Vila do Conde

20.23 Brunch & Breakfast (Fotografia DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

2023 foi o ano em que Rita Neves e Orlando Moreno decidiram aventurar-se e abrir a primeira casa de brunch, a curta distância da praia do Senhor dos Navegantes, em Vila do Conde. A data foi de tal forma marcante que ficou gravada no nome do espaço – Vinte. Vinte & Três – e dos que viriam a abrir desde então: há um mês, o casal juntou ao portfólio o 20.23 Bakery, no centro histórico da cidade, focado essencialmente na pastelaria tradicional e francesa; e está para breve a abertura de um terceiro espaço.

 

Mas voltemos ao ponto de partida. Orlando sempre esteve ligado à pastelaria fundada pela mãe há mais de 20 anos, na localidade vizinha de Balazar. Durante a pandemia, Rita deixou de exercer a profissão de médica dentista para ficar em casa com o filho, e acabou por se juntar ao marido na missão de revitalizar o negócio da família. “Decidimos arranjar uma solução para a falta de clientes, por isso começámos a preparar boxes de pequeno-almoço e a fazer entregas, e a partir daí ganhámos o gosto”, conta Rita.

Cheios de ideias para abrir uma casa em nome próprio, encontraram a morada ideal para o seu 20.23 a dois passos da linha de praia e ali criaram um ambiente elegante e luminoso, com posters de pinturas de Picasso e Matisse a adornar as paredes, onde se quer, num futuro próximo, expor o trabalho de artistas locais.

 

Para comer, a qualquer hora do dia, as estrelas da casa são as tábuas de brunch – Europeu, 20.23, Americano -, em composições generosas de pratos doces e salgados que alimentam facilmente duas a três pessoas. A que tem o nome da casa chega à mesa com dois croissants, duas bebidas quentes e duas frias, uma taça de iogurte com granola e fruta, seis panquecas, uma fatia de bolo, queijo e fiambre, ovos mexidos com bacon e uma torrada de pão alentejano, tudo isto por 34,90 euros.

Quem quiser compor a refeição a gosto ou escolher mais complementos, a ementa integra outras opções populares, como o iogurte com açaí ou as panquecas de Nutella, e as que levam bacon, queijo cheddar e ovo estrelado.

 

Cada estação traz mudanças à carta, ainda que haja clássicos com lugar cativo. Um dos que conquistou presença fixa foi o croissant folhado recheado com salmão fumado, abacate, queijo creme e ovo escalfado. No verão, o menu conta com um reforço nas saladas frias. “Temos também umas tempuras de camarão, coisas mais de petiscar, que agora sabe bem”, destaca Rita Neves. No copo, estreiam-se nesta temporada as sangrias e os cocktails clássicos, e ainda uma refrescante limonada de maracujá.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.