Hermínio Costa, há dez anos ao comando da cozinha do restaurante Egoísta, na Póvoa de Varzim, lembra-se como se fosse ontem daqueles dias de férias da escola em que a mãe o incumbia de preparar o almoço para a família. “Os meus pais tinham uma peixaria e frutaria, e lembro-me que a minha mãe algumas vezes, no intervalo de atender um ou outro cliente, amanhava um Pargo, Goraz ou uma Garoupa, preparava os legumes, e numa escapada levava tudo a casa, onde me incumbia com todas as explicações de finalizar a receita”, conta o chef.
Ao fim de algum tempo, Hermínio começou ele próprio a preparar tudo e a fazer a receita de princípio ao fim, tal como tantas outras. Hoje, o peixe assado da sua mãe é ainda um dos seus pratos favoritos, que tem a felicidade de partilhar algumas vezes com a mulher que o ensinou a dar os primeiros passos na cozinha.
Para sobremesa experimente uma fatia do bolo inglês do chef Hermínio. Encontre a receita aqui.
PEIXE ASSADO DA MINHA MÃE
Ingredientes:
1 Goraz, Pargo, Garoupa ou Dourada
1 cebola média cortada em gomos finos
2 dentes de alho picados
1 tomate maduro médio cortado em gomos finos
algumas tiras de pimento vermelho
1 colher de sobremesa de pimentão-doce
1 limão pequeno
1 dl de vinho branco
1 folha de louro
manteiga
azeite virgem extra
sal
salsa e hortelã
batatas descascadas e cortadas em gomos
Preparação:
Dar dois golpes pouco fundos no peixe. Temperar com sal.
No fundo de um tabuleiro colocar alguma cebola e a seguir o peixe. Colocar as batatas à volta, previamente temperadas com um pouco de sal.
Por cima do peixe colocar algumas rodelas de limão, dispor o tomate, pimento, a restante cebola, alho, manteiga, salsa, hortelã e folha de louro. Regar com o vinho branco e o azeite. Polvilhar com o pimentão-doce.
Levar a assar ao forno a 175ºC durante 50 minutos.