O imponente jacarandá com quase 200 anos rouba atenções durante o passeio pelo jardim florido da QUINTA DE SANTA LUZIA, mas é a vista panorâmica sobre toda a cidade do Funchal, na sua forma de anfiteatro aos pés do Atlântico, um dos trunfos desta quinta agrícola do século XIX. Está nas mãos da família Blandy há sete gerações e tem vindo a apostar no enoturismo, mais uma razão para redescobrir a capital da Madeira, recentemente eleita Melhor Destino Insular do Mundo nos World Travel Awards, que muitos chamam os “Óscares do turismo”.
Aqui, fazem-se visitas guiadas pelo hectare de vinhas – algumas com vinte anos -, onde se plantam castas de Vinho Madeira como Boal (meio doce) e Verdelho (meio seco), seguidas de provas vínicas no terraço, junto ao edifício principal. Uma casa em tons de amarelo torrado que também foi reabilitada e que serve agora de alojamento, com oito quartos, cozinha comum, piscina exterior, mesa de snooker e campo de ténis. Vindimas noturnas e almoços são outras atividades deste espaço gerido por Emily Blandy, madeirense que passou largas temporadas pelo mundo, e que regressou às origens há dois anos, para estar mais próxima da família.
A Quinta de Santa Luzia organiza visitas e provas vínicas. (Fotografias de Artur Machado)
Feitos os brindes, seguimos até um dos mais recentes reforços da cozinha de autor no centro do Funchal, o AUDAX. O nome, audaz em latim, “reflete a nossa abordagem à cozinha madeirense”, explica Diogo Freitas, que gere o restaurante com a mãe, Marisa. A carta alimenta-se dos “produtos humildes” da região, como cavala, cuscuz da Ponta do Sol e tomate do Porto Santo, e os “pratos de antigamente”, dando-lhes uma visão contemporânea pelas mãos do jovem chef César Vieira.
No menu de degustação, que pode ser harmonizado inteiramente com Vinhos Madeira, há espaço para conserva de lapas e maionese de alho fermentado; crocante de bolo do caco com peixe-espada frito; gamba da costa com salada de algas e amendoins; lírio com creme de abacate e kimchi de feijão verde; rabo de boi cozinhado por 12 horas com puré de batata-doce, grão e crocante de requeijão local; ou pudim de banana com pipoca de coco e sorvete de tangerina.
O Audax é um dos recentes reforços do Funchal no que toca a cozinha de autor.
O chef César Vieira.
A curta distância do restaurante, o THE VINE HOTEL celebra década e meia de portas abertas. O cinco estrelas, que teve a madeirense Nini Andrade Silva no design de interiores, soma quase 80 quartos com linhas minimalistas, camas generosas e inspiração no universo das vinhas, como mostram os tons lilases e verdes. O hotel tem um spa e dois restaurantes, o Terra e o Uva, o último destes situado no terraço, onde também cabe um bar e uma piscina infinita, com vista limpa sobre as colinas e a baía do Funchal.
O The Vine Hotel é um cinco estrelas no centro da cidade.