Na manhã de 1 de janeiro, centenas de banhistas rumam às praias de Carcavelos, Matosinhos e Vila do Conde para começar o novo ano com um mergulho no Atlântico, mas à falta de mar também se cumpre a tradição no rio. Na Vila de Prado, no concelho de Vila Verde, há “Mergulho no Cávado” no próximo domingo, dia 5 de janeiro.
A Praia Fluvial do Faial, na margem direita do rio, é o lugar de eleição para o primeiro mergulho do ano no Cávado. O encontro está marcado para as 11h15 e é aberto a banhistas de todas as idades que se queiram aventurar nas águas geladas do rio e dar as boas-vindas a 2020 com um banho revigorante que, diz quem já experimentou, enrijece os ossos, dá saúde e purifica o espírito.
A tradição chegou à Vila de Prado em 2015, com uma brincadeira de um grupo de amigos, que foi crescendo nos anos seguintes, chegando a juntar já centenas de pessoas, entre participantes e assistência, nas últimas edições.
Além da celebração do novo ano e do convívio, a iniciativa promovida pela Junta de Freguesia da Vila de Prado é também uma forma de incentivar a visita à Praia Fluvial do Faial – muito concorrida no verão – em qualquer altura do ano.
