Numa altura em que a ciência anda nas bocas do mundo, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Rede Nacional de Centros Ciência Viva decidiram prestar homenagem a todos aqueles que contribuem para o avanço científico, em Portugal e no mundo.
No Dia Nacional dos Cientistas, que se assinala a 16 de maio – data do nascimento do cientista e político português José Mariano Gago -, acontece um Festival de Ciência online. A iniciativa é “uma homenagem ao trabalho dos investigadores que, através das suas conquistas, possibilitam avanços imprescindíveis para melhorar a qualidade de vida das populações em áreas como a saúde, a educação, o ambiente, a tecnologia, entre muitas outras “, lê-se na página da Ciência Viva.
O evento decorre no sábado, entre as 16h e as 19h, em direto no site do festival e no canal de Youtube do Pavilhão do Conhecimento. No programa constam sprintalks, que é como quem diz conversas rápidas, com cientistas e investigadores nacionais e internacionais, e ainda visitas virtuais, demonstrações e outras atividades.
No painel de oradores, encontra-se, entre outros, o patologista Manuel Sobrinho Simões, numa reflexão sobre os maiores desafios de hoje e as suas expectativas para os próximos 10 anos. Marca também presença o astronauta Andreas Mogensen e ainda o biólogo marinho José Xavier, que promete levar todos os espectadores numa viagem virtual pela Antártida, onde investiga o comportamento de pinguins, focas e albatrozes desde 1997.