Entre os dias 7 de novembro e 6 de junho de 2021 a história de Lisboa vai ser contada em oito performances com “narrativas históricas e ficcionais”, em três núcleos do Museu de Lisboa. O projeto é levado a palco pela a atriz e narradora Ana Sofia Paiva e o cantor e compositor Marco Oliveira, anunciou aquela entidade em comunicado.
Os espetáculos, intitulados “Uma História Chamada Lisboa”, “propõem um percurso de histórias e lendas com narração e leitura de contos populares, histórias de vida, trechos, poemas e factos do ideário lisboeta, com interferências musicais ligadas às raízes da canção urbana e ao ambiente sonoro do quotidiano da cidade”.
A história de Lisboa vai ser contada em oito performances. (Fotografia de José Avelar/Museu de Lisboa)
Cada capítulo corresponde “a um tempo histórico da cidade, um imaginário”, explica o Museu de Lisboa. O ciclo de performances começa com “O Tejo: O Tesouro de Ophiussa”, referente à fundação da cidade, e termina com “Uma História Chamada Lisboa”, em que se revisitam todos os capítulos anteriores numa viagem no tempo até à atualidade.
As performances vão acontecer em três núcleos do Museu de Lisboa – Santo António, Palácio Pimenta e Teatro Romano (assim como no sítio arqueológico deste teatro) e já têm bilhetes à venda na Blueticket.pt, a 5 euros por pessoa, para a primeira sessão que acontece nos dias 7 e 8 de novembro. Todas decorrem às 16h30. A programação pode ser consultada em detalhe aqui.