Quer caminhar e/ou correr num sítio com história? A Citânia de Sanfins, em Paços de Ferreira, que, entre os séculos II a.C. e o seu total abandono no séc. IV d.C. desempenhou um papel de grande
metrópole e de centro cultural de toda uma região, será o pano de fundo para o desenvolvimento de um ciclo de caminhadas e trails entre os meses de março e outubro.
Os Trilhos da Citânia de Sanfins de Ferreira querem promover o lazer e o exercício físico, mas também oferecer aos participantes “história, geologia e fauna, gastronomia, água, flora, saúde, religião, romarias, folclore e orientação”, entre outras temáticas. Todas as iniciativas, que são gratuitas mas exigem inscrição prévia, terão como ponto de partida o Museu Arqueológico da Citânia, instalado num edifício barroco conhecido por Casa da Igreja ou Solar dos Brandões, às 8 horas e 30 minutos.
(Fotografia: DR)
A primeira acontece já no dia 6 de março, sendo uma caminhada pela “Água e Flora”, passando pela nascente do rio Leça, bacias hidrográficas, com visita a minas e fontes. No dia 20 acontece o primeiro trail. Em abril, o tema da caminhada (dia 3) é Geologia e Fauna, realizando-se um trail noturno no dia 16. Para maio está reservada, para dia 1, uma caminhada com “História”, com uma visita com historiador e uma reconstituição histórica. Ainda nesse mês há uma caminhada noturna no dia 14 alusiva à “Astronomia e Poesia”, havendo ainda um trail no dia seguinte.
No dia 5 de junho realiza-se a caminhada “Desporto e Saúde”, acompanhada de iniciativas de promoção da saúde (avaliação da tensão, frequência cardíaca, glicemia e estilos de vida saudável), e
no dia 19 há mais um trail. Já em julho, os restaurantes da freguesia de Sanfins de Ferreira e das freguesias adjacentes envolvem-se para uma caminhada com “Gastronomia” que vai divulgar, no dia 3, a alimentação dos povos da Citânia (Celta), fomentando a introdução de um menu alusivo a Citânia nos restaurantes locais. A 17 desse mês realiza-se novo trail.
Religião, Romarias e Lendas é o tema da caminhada de agosto, que acontece no dia 7, em dia da Romaria da Senhora da Guia, com percurso dedicado à Religião e Lendas na Citânia, fechando o mês com um trail no dia 21. Em setembro, a caminhada vai relevar a importância do marco geodésico e geografia da Citânia e será realizada uma prova de orientação durante a tarde. Nesse mês há trail no dia 18.
(Fotografia: DR)
O ciclo de ações fecha a 2 de Outubro com uma caminhada associada a Colheitas e Folclore , com representação de colheitas durante o percurso, tal como malha do milho ou o ciclo do linho.
As iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira e pela PATRIUM – Associação de Defesa e Divulgação do Património e contam com a colaboração do grupo “Os Trilhos de Sanfins são fixes”, da Junta de Freguesia de Sanfins, Lamoso e Codessos e a participação de diversas associações da freguesia, bem como o envolvimento do comércio e restauração locais.
A Citânia de Sanfins fica situada num planalto e é um dos principais testemunhos da cultura castreja do noroeste peninsular. Ocupa cerca de 18 hectares e as escavações efetuadas deixaram à descoberta uma centena e meia de habitações de planta circular e quadrangular, agrupados em cerca de 40 conjuntos de unidades familiares. Permite uma visão panorâmica sobre toda a área do concelho, litoral Atlântico, os vales do Vizela e do Sousa, com as serranias distantes e envolventes da Cabreira, do Marão e do Alvão como pano de fundo.