“Aprender mais sobre a natureza é a melhor forma de a preservarmos”, e isso pode ser feito sem sair de casa. É este o mote das sessões de educação ambiental virtuais promovidas pela Associação Natureza Portugal (ANP), que arrancaram hoje, e desafiam a aprender mais sobre o planeta. As aulas são dirigidas em especial às crianças e jovens que se encontram em isolamento social, mas também há sessões para pais e professores, e todas estão abertas ao público em geral.
A ONG portuguesa de conservação da natureza, que trabalha em conjunto com a WWF (World Wide Fund For Nature), adaptou os conteúdos que normalmente são levados às escolas ao longo do ano, criando aulas interativas que abordam assuntos como o ciclo da água ou a identificação de espécies.
As sessões estão divididas por temas e por idades recomendadas, e para assistir basta aceder ao site da associação no dia e hora das aulas. Os cavalos-marinhos das águas portuguesas foram os protagonistas de hoje, mas nas próximas emissões em direto estão previstas atividades como desenhar o ciclo da água, criar um guia de observação da natureza através da janela de casa, ouvir e contar histórias sobre o lobo-ibérico e até aprender receitas sustentáveis.
As próximas aulas acontecem sexta-feira, 27, com sessões dedicadas à Hora do Planeta, que se assinala a 28 de março, e ideias de como aderir ao movimento sem sair de casa. Uma pista: às 20h30 apagam-se as luzes.