Está situado entre a Ajuda e o Restelo, tem como vizinhos o Parque Florestal de Monsanto e o Jardim Botânico Tropical, e continua a ser um dos espaços verdes tranquilos de Lisboa, uma alternativa menos óbvia a outros parques e jardins mais concorridos da cidade. Inaugurado em 1997, o Parque Recreativo dos Moinhos de Santana estende-se ao longo de cinco hectares e mune-se de valências variadas.
A começar pela dupla de moinhos de vento que lhe dá o nome. Logo junto à entrada norte, pela Estrada de Caselas, é possível observar dois exemplares, construídos no século XVIII para oferecer às Freiras Dominicanas Irlandesas do Convento do Bom Sucesso, situado na Serra de Monsanto, e reabilitados posteriormente pela Junta de Freguesia de Belém e pela autarquia, já no século XX. Os dois moinhos, uma homenagem à indústria da moagem de outros tempos, são acompanhados de um miradouro circular com vista panorâmica para o Tejo, a Ponte 25 de Abril, o Cristo Rei e os bairros circundantes como Belém, Algés, Restelo e Ajuda.

Este parque de Lisboa soma cinco hectares. (Fotografias de Rita Chantre)
Ainda na parte mais alta do parque, a zona de merendas está bem protegida com áreas de sombra, perto de casas de banho e fontanários. Uma área ampla de relvado, em forma de anfiteatro, leva-nos até à parte sul do espaço, que também tem entrada própria, pela Rua Tristão Vaz. Dá-se largas a passeios familiares, com a parque de diversões infantil onde não faltam escorregas, baloiços e redes de escalada, junto a um lago.
Além de um trilho que permite caminhar ou correr ao longo do parque, este também está equipado com circuitos de exercícios físicos. A vertente desportiva fica completa com o campo de skate e ringue de patinagem situados na zona mais baixa. Além disso, o edifício envidraçado ali perto, onde funciona o Clube do Parque, organiza atividades como ioga e taekwondo, para miúdos e graúdos.

Entre o arvoredo que veste este lugar, destacam-se amendoeiras, oliveiras, pinheiros, palmeiras, alfarrobeiras e ciprestes, alguns destes exemplares com casinhas de madeira para abrigar as aves que por aqui passam. E não são poucas. Ao longo do tempo, já foram avistadas no Parque Recreativo dos Moinhos de Santana mais de 90 espécies de aves. Pato-real, chapim-rabilongo, pombo-torcaz, andorinha, gaivota-de-pata-amarela, garça-real, rabirruivo, melro e pintassilgo são alguns dos visitantes que por aqui já voaram.
Parque Recreativo dos Moinhos de Santana
Estrada de Caselas ou Rua Tristão Vaz, Lisboa
Das 9h às 18h, todos os dias.
