Um dia com visitas e provas gratuitas na Quinta de Lemos, em Viseu

A Quinta de Lemos, em Silgueiros, Viseu. (Fotografia de Maria João Gala/GI)
Visitas guiadas gratuitas à Adega Quinta de Lemos, com provas incluídas, para conhecer a história da propriedade e da família Lemos, que produz vinhos em Silgueiros, no vale do Dão. Eis o que esperar do "Open Day" agendado para este sábado, naquele lugar onde brilha, também, uma estrela Michelin.

Aquele produtor da região do Dão abre as portas ao público para dar a conhecer a adega, com direito a provas acompanhadas dos seus vinhos, feitos com as castas autóctones Alfrocheiro, Jaen, Touriga Nacional e Tinta Roriz. Em comunicado, a Quinta de Lemos faz saber que há visitas programadas para diferentes horários (11, 15 e 17 horas), e são de acesso livre, tal como as provas, não carecendo de inscrição prévia.

Cada visita estende-se por cerca de 40 minutos e permite saber mais sobre os vinhos produzidos naquela quinta vitivinícola, que tem a funcionar, ainda, um restaurante de alta cozinha distinguido com uma estrela Michelin e uma estrela Verde (ligada à sustentabilidade): o Mesa de Lemos, cuja cozinha é liderada pelo chef Diogo Rocha.

Os visitantes vão poder aceder a um espaço onde repousa uma seleção de rótulos de colheitas antigas, além da produção anual da casa, que se cinge a 100 mil garrafas. No fim, é-lhes dado a saborear o vinho Quinta de Lemos Dona Santana 2008 ou o Quinta de Lemos Jaen 2012.

“Com métodos de produção que garantem a estes vinhos propriedades únicas, a Quinta de Lemos orgulha-se de ser um dos poucos produtores que todos os anos produz vinhos monovarietais, que enaltecem as características individuais das castas autóctones da região”, lê-se, em comunicado. A mesma nota sublinha que só são aproveitadas 20% das uvas colhidas nas vinhas, pelo que “cada garrafa guarda um vinho com padrões de fina qualidade”.

Mas a marca não se limita aos monoscastas, produzindo também, anualmente, blends com castas autóctones da região, em homenagem às mulheres da família. Só em 2022 estreou um vinho dedicado aos homens, denominado “3 Armandos” e alusivo a três gerações.

(Fotografia de Maria João Gala/GI)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend