Publicidade Continue a leitura a seguir

A nova livraria de Campo de Ourique aposta nos livros infantis ilustrados em inglês

Publicidade Continue a leitura a seguir

Grinaldas de luz suspensas no teto conferem à Poets & Dragons Society um ambiente de festa, a festa da leitura e da criação poética. Foram estes os valores que presidiram à fundação desta editora independente, pelas mãos do casal Dinis e Elisabete Machado, em 2018, e que um ano depois ganhou a sua primeira livraria na Costa da Caparica, em Almada, e em outubro de 2024 a segunda e agora principal loja, no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa. Juntos, acreditam que ler deve tornar-se um hábito logo na tenra idade, e que é assim que se cria adultos leitores.

“Durante uma viagem de carro de férias, a Elisabete perguntou-me o que quereria fazer quando me reformasse e eu disse que queria ter uma livraria”, conta Dinis, que apesar de ter ganho um prémio com um livro de poemas escritos na maioridade, tinha posto a caneta de lado. A mulher, porém, deu gás à ideia, e o escritório na Caparica, onde trabalhava como advogado na área de gestão de empresas, deu lugar à livraria (aberta ao sábado das 15h às 18h, com títulos infantis e adultos da editora). E cedo perceberam que não lhes fazia sentido concorrer com as demais.

Dinis e Elisabete Machado são o casal à frente da editora/livraria. (Fotografia de Paulo Alexandrino)

(Fotografia de Paulo Alexandrino)

Habituados a ler em inglês (Elisabete é docente de inglês de 1.º ciclo e deu aulas durante cinco anos em Londres), encontraram forma de se diferenciarem com livros infantis ilustrados, “picture books”, recomendados para crianças dos zero aos dez anos e que, em Portugal, constituem um nicho de mercado. “São ideais para ajudar as crianças a aprender a ler por diversão”, enquanto praticam a chamada literacia emergente. Esta consiste na “repetição de imagens e sons ditos por um adulto, e é capaz de pô-las a ler inglês ainda antes da língua materna”, conta Elisabete.

Como editora, a Poets & Dragons Society soma mais de 100 títulos em sete anos, entre “picture books”, “chapter books” (para sete/oito anos) e para adultos, entre romance, novela, conto, teatro, cinema, literatura traduzida, crítica literária, ensaio e poesia, em português e inglês. Na vertente de livraria, vende títulos de editoras inglesas e americanas (“picture books”, “yound adults”, ficção e ficção-científica, fantasia, teatro, poesia, “graphic novel” e manga (japonês). Só a loja totaliza cerca de 3.350 referências, cujas capas e lombadas dão colorido às paredes pintadas a negro.

(Fotografia de Paulo Alexandrino)

(Fotografia de Paulo Alexandrino)

A maioria dos clientes são educadores de infância e docentes interessados em novos materiais de aprendizagem. Para atrair os pais e os filhos, que se convertem em clientes, a loja organiza, às 16h de sábado e às 11h de domingo, Sessões de Estórias de 25 minutos, para idades entre os zero e os oito anos, mas abertas a todos. Muitas vezes, as narrativas são contadas com a interação com bonecos, vozes e canto. A pedido, as escolas também podem levar as turmas à Poets & Dragons Society, às quartas-feiras às 11h, ou receber mediadores de leitura da editora.

The Poets & Dragons Society
Rua Ferreira Borges, 128
Tel.: 213 861 821
Web: poetsandragons.com
De quarta a domingo, das 12h às 14h e das 15h às 19h. Sábado, das 10h às 13h e das 14h às 19h; domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h).
Preço médio dos livros: 12 euros/picture books; 15 euros/adulto.