Sete contas de Instagram que ensinam a fazer bricolage, costura e decoração

Joana Laranjeira partilha os seus projetos de bricolage e decoração no Instagram. (Fotografia: Gerardo Santos/GI)
Criar peças de decoração e mobiliário, costurar as próprias roupas, bordar e fazer macramé. Estas páginas mostram como meter as mãos ao trabalho.

# Joana Laranjeira (@oda_joana)
Personalizar a própria casa
No Instagram e no YouTube, Joana, formada em Arquitetura, mostra como transformar móveis básicos em peças personalizadas, e meter mãos à obra em projetos de decoração e bricolage, para personalizar a casa sem gastar muito dinheiro.

Já em pequena Joana não tinha medo de meter as mãos à obra, experimentar, aprender e criar. Pelo caminho conheceu o marido, António, que partilhava do mesmo entusiasmo pelos projetos “faça você mesmo”. “Juntou-se a fome à vontade de comer”, ri-se Joana. “Eu adorava fazer estas coisas e ele tinha o conhecimento e a vontade de aprender também, e começamos a fazer cada vez mais”. Foram partilhando os trabalhos no Instagram, principalmente quando mudaram de casa e se viram de mãos cheias. “Já existiam as paredes do exterior, mas o interior não e nós acabamos por fazer o projeto todo, as canalizações, o chão, as pinturas, as portas. Fomos aprendendo muitas coisas que não sabíamos, fomos pedindo ajuda e experimentando.” A casa do casal é o cenário de muitos dos projetos, o maior dos quais, a construção de uma tiny house no quintal.

 

Ao partilhar essas experiências, Joana espera conseguir ajudar outras pessoas a criarem peças à medida da sua casa. “Às vezes vemos coisas que são muito caras e não estão acessíveis a todas as pessoas, então nasceu a vontade de criar algo semelhante, com outros materiais ou de mostrar que facilmente conseguimos transformar um móvel básico que temos lá em casa numa coisa especial, não gastando muito dinheiro”, diz.

Na página Ó da Joana, a arquiteta também procura transmitir uma mensagem de empoderamento, de “não esperar que os outros façam”, através de vídeos onde mostra como fazer um vaso com pasta de moldar e café a imitar cerâmica, criar peças de decoração com caixas de cartão, ou até como montar tomadas ou fazer puxadores.

Ferramentas essenciais:
Máquina de corte, como o tico-tico ou uma serra de mão, para fazer trabalhos com madeira; aparafusadora; lixa; alicates; chaves de fendas…

 

# Joana Bianchi (@johannabianchi)
Da ciência ao “faça você mesmo”
Investigadora na área da Imunologia garante ser possível mobilar uma casa só com peças em segunda mão. E mostra como.

Joana Bianchi, de 30 anos, investigadora na área de Imunologia e criadora de conteúdos de “do it yourself” (faça você mesmo), mudou-se recentemente para Houston, nos Estados Unidos, para trabalhar num novo projeto. E provou que, com criatividade e alguma paciência, é possível mobilar uma casa totalmente vazia ao nosso gosto, só com peças em segunda mão, transformadas ou construídas no próprio lar. Uma das coisas que mais gozo teve a fazer foi a cama onde dorme agora. “Nunca tinha feito uma cama e foi tão simples que se tornou mesmo divertido!”, conta.
Através do Instagram, Joana procura mostrar que todos conseguimos realizar aqueles e outros projetos sozinhos, poupando recursos. Alguns são de fácil execução, outros já exigem algumas ferramentas. Para ela, importa é tentar. Se há mensagem que quer transmitir é esta: “A aprendizagem faz-se por tentativa e erro”. Como na ciência.

 

# Sofia Cotrim (@sofiacotrim_mundo)
Quando era miúda passava a vida a inventar festas para as bonecas, presentes e decorações para o meu quarto», conta Sofia. Sempre gostou de fazer trabalhos manuais e de criar na cozinha. Por isso, a sua página de Instagram e o site Mundo de Sofia são o reflexo de todos esses interesses, onde partilha projetos de culinária e manualidades para crianças e adultos. Também tem uma loja online de kits de trabalhos manuais, “porque comecei a perceber que as pessoas gostavam de fazer os projetos mas como não tinham exatamente os mesmos materiais em casa, às vezes o resultado não era o mesmo”, diz. Além dos kits de bordar com agulha mágica e de tricô já está disponível uma edição especial para a Páscoa, com várias atividades, desde ideias para oferecer até para decorar bolos. As instruções vão juntamente com os kits, ou são partilhadas no site e através de workshops em direto no Instagram.

 

# Karla Amadori (@diycore)
Na página de Instagram Diycore, Karla Amadori mostra o antes e o depois dos seus projetos de decoração e bricolage, inspirações e algumas dicas. Ensina como fazer, passo a passo, mobiliário para a casa de banho, mesas e armários criativos, para diferentes espaços da casa. No canal de Youtube, com mais de 600 vídeos, em grande parte tutoriais, também mostra como resolver uma parede com infiltração, escolher a cor para pintar uma divisão ou até criar um jardim vertical. Todas as terças e quintas é publicado um novo vídeo.

# Osana Barreto (@osanamacrame)
Osana é uma guru do macramé. Todos os dias faz diretos no Instagram e no YouTube para ensinar a fazer diferentes peças com a técnica “de um jeito leve e descomplicado”, tirar dúvidas, dar conselhos, e ajudar a escolher as linhas mais indicadas para cada trabalho. A página do Instagram é uma montra de pequenos tutoriais em vídeo, que mostram, passo-a-passo, como fazer diferentes tipos de nós, painéis, suportes de plantas, franjas… Nos dias 22 a 26, Osana organiza a Semana do Macramé, um curso online e gratuito, que requer inscrição.
Web: youtube.com/c/OsanaMacramê

 

# Filipa Castilho (@filipacastilho.pt)
É formada em Design de Moda, já deu aulas em cursos profissionais e teve uma escola de costura. Agora, usa o Instagram para ensinar a costurar de forma descomplicada e divertida. “O que eu faço é desconstruir o mais possível e eliminar etapas que não são tão necessárias, de forma a tornar o processo muito simples e rápido, para as pessoas conseguirem fazer sozinhas em casa as suas próprias roupas”, explica FIlipa. Além dos tutoriais e dicas de costura que partilha na rede social, no site também disponibiliza moldes, e cursos online, de iniciação à máquina de costura e os chamados “Fui eu que fiz”, que mostram como fazer diferentes peças de roupa.

 

# Thaaty Burkle (@bordado_livre_porto)
Thaaty é uma carioca a viver no Porto, apaixonada por bordado e aguarela. Em 2019 criou a página de Instagram Bordado Livre no Porto para partilhar os seus trabalhos, e começou a ensinar aos seus seguidores a usar a agulha e o pincel. Atualmente, além dos pequenos vídeos onde ensina a fazer diferentes pontos, também leciona três cursos online: bordado para iniciantes, bordado de letras e aguarela em tecido.

 

Workshops Riera Alta
No site da loja de tecidos e materiais de costura do Porto, encontram-se dezenas de moldes, vídeos com truques, cursos e workshops online de costura e patchwork. A Riera Alta também faz diretos no Facebook, onde ensina a fazer porta-moedas, mochilas, estojo, ou até como limpar a máquina de costura. Web: rieraalta.com



Ler mais







Send this to friend