Durante 17 dias, petiscar é o verbo de excelência em Setúbal, com o regresso da Rota do Pitéu, que leva a sua quinta edição à mesa de 16 estabelecimentos espalhados pelo concelho. Na prática, a iniciativa junta menus a preço fixo – cinco euros – que incluem um petisco e uma bebida (copo de cerveja ou água) em cada morada.
Nas cartas aderentes, criações feitas de propósito para o festival e outras adaptadas do menu existente em cada espaço, com inspiração ora na gastronomia regional, ora no universo português dos petiscos tradicionais. A premissa mantém-se a mesma, de “promover o setor da restauração e proporcionar uma oferta original”, apresentando “em tabernas, petisqueiras e marisqueiras, propostas tradicionais e únicas de petiscos baseados em produtos da região”, explica em comunicado a Câmara Municipal de Setúbal, que organiza o certame.
Neste regresso da Rota do Pitéu, que recebeu o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023, votado pelos consumidores, podem provar-se, por exemplo, o cuscuz com camarão, laranja e moscatel no Porta 165; perninhas de rã fritas com molho caseiro na Petisqueira do Manel; ovos rotos à setubalense na Tas’ka Moca; pastéis de bacalhau e moelas no Café-Restaurante Arco-Íris; ovas de choco no Ora H; bruschetta de sardinha na Tostaria do Bairro; ou linguiça d’avó com alecrim na Taberna do Largo, entre outros. Saiba mais sobre o festival aqui.