Festival do Butelo e das Casulas
Pela primeira vez, a tradicional feira passa para uma montra digital, através da plataforma Dott. Até ao dia 16 de fevereiro, 17 produtores locais do concelho de Bragança vendem pela Internet o seu butelo, enchido feito das sobras do porco, e um dos representantes do fumeiro transmontano, mas também casulas, salpicões, chouriças, azeites, vinagres, mel, vinhos, licores e artesanato (como máscaras carnavalescas). Basta clicar aqui. Também em Bragança, o Carnaval dos Caretos passa para o online, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, com oficinas, conversas e exposições publicadas nas redes sociais do município.

(Foto: DR)
Feira do Fumeiro de Vinhais
É um dos mais antigos certames do género, contando já com quatro décadas de história. Este ano, a 41.ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais decorre online, numa plataforma criada pela câmara municipal, disponível entre os dias 11 e 14 de fevereiro. Além das vendas do fumeiro, realizam-se também jornadas técnicas do porco bísaro, elemento distintivo destes enchidos transmontanos, demonstrações gastronómicas dos chefs Óscar Geadas (Restaurante G) e Marco Gomes (Oficina), além do tradicional concurso de Melhor Salpicão, que se mantém este ano. Basta clicar aqui para comprar e saber mais.

Feira Gastronómica do Porco de Boticas
A tradicional Feira Gastronómica do Porco de Boticas, que se celebra há mais de duas décadas, saltou este ano das paredes do Pavilhão Multiusos para a Internet, e para todo o país. Desde janeiro que o certame se encontra no online, com uma loja digital onde se compram, de forma rápida e simples, fumeiro (salpicão, chouriças, farinheira, sangueira, alheira, presuntos, chouriços de abóbora, etc), pão, doces, azeites, mel, compotas, licores, ervas aromáticas e vinhos de produtores artesanais e locais da região. Os portes de envio para Portugal Continental custam cinco euros, mas são grátis para encomendas acima dos 150 euros. Basta clicar aqui.

(Foto: BoticasTem.pt)
Feira do Fumeiro de Montalegre
Alheira, queixada, salpicão, chouriça de carne, chouriço de abóbora, presunto inteiro ou desossado. Estes são só alguns dos produtos à venda na nova plataforma online Fumeiro de Montalegre, que faz envios para todo o país. No ano em que celebra o seu 30.º aniversário, a feira passa para a Web, numa habitual parceria entre a Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã e a Câmara Municipal de Montalegre, com a presença de dezenas de colaboradores. Os custos de transporte são grátis e assegurados pela autarquia, por cada encomenda que exceda os 100 euros, nos concelhos de Braga, Bragança, Porto, Vila Real e Viana do Castelo. Saiba mais aqui.

(Foto: Rui Manuel Ferreira/GI)
Feira do Fumeiro da Praça
A primeira feira do fumeiro d’A Praça, o mercado de produtos portugueses que veio fortalecer o Hub Criativo do Beato, em Lisboa, acontece online de várias formas. Pode comprar-se o fumeiro de produtores de norte a sul à peça, ou em cabazes já feitos, como O Grande Cozido à Portuguesa, que junta farinheira de porco preto, morcela de cozer, chouriça transmontana, chouriço de abóbora, barriga fumada e pernil fumado, entre outros. Também haverá uma refeição pronta da Praça – o próprio cozido, pelas mãos do chef Bernardo Agrela – pronta para entregas em casa aos domingos de manhã, com encomenda até às 18h da quinta-feira anterior. Saiba mais aqui.

(Foto: Mariana Mota Veiga)
