# Ver cetáceos num catamarã
Golfinhos, baleias, tartarugas e aves marinhas. Quando estes quatro grupos de animais aparecem no mar a dar o ar da sua graça, o público a bordo dos catamarãs da VMT Madeira fica extasiado, especialmente as crianças. Os passeios de observação de cetáceos, com duração de três horas, saem da marina do Funchal, 364 dias por ano, duas vezes ao dia, e garantem o sucesso dos avistamentos (para compensar um dia mau, é oferecida a segunda viagem). Além da aproximação, controlada, dos animais, a viagem permite admirar a beleza da paisagem entre o Funchal e Cabo Girão, onde se pode também mergulhar.
VMT Madeira (Fotografia: DR)
# Andar de carro clássico
Há 10 anos que a empresa Discovery Island, criada por Nuno Freitas, espalha charme e elegância pelas ruas do Funchal com a sua frota de carros clássicos. As viaturas para três ou quatro pessoas – típicas do período entre os anos 1920 e 1960 – podem ser alugadas a título privado, quer para simples percursos de transfer (do aeroporto para o hotel ou do hotel para um restaurante, por exemplo), quer para percursos especiais, como o dos miradouros do Funchal e outros locais emblemáticos. Os detalhes do aluguer (que inclui sempre o motorista), são personalizados pelos clientes.
# Percorrer levadas na encosta sul
Construídas para transportar água da encosta norte para a encosta sul com o objetivo de irrigar os campos agrícolas de cana de açúcar e bananeiras, as levadas acumulam hoje a função de percursos pedestres turísticos. A MB Tours é uma das empresas especializadas nesta oferta e cobre até 20 levadas, com vários níveis de dificuldade, um pouco por toda a ilha. Um percurso fácil de fazer é o da levada do moinho (século XV) com regresso pela levada nova (anos 1960). Ao longo de 8,5 quilómetros circulares, a um máximo de 400 metros de altitude, passa-se por cascatas, túneis e vales, admirando a vegetação da floresta Laurissilva.
# Alugar um veleiro para ver a ilha
Com mais de 35 anos de experiência em vela, Vasco Braz já viveu muitas histórias. “Uma vez recebi um cliente chinês, fervoroso admirador de Cristiano Ronaldo, que esteve cá dois dias para conhecer a Madeira por terra e mar”. A GreenStorm trata de tudo, permitindo alugar um veleiro de 12 metros com skipper (a pessoa que assegura a navegação) por meio dia, dia inteiro, um par de horas para ver o por do sol, ou até mesmo uma semana (no máximo de quatro pessoas, com todas as comodidades). “Cruzamo-nos diariamente com golfinhos e baleias, mas destacamos mais a história, arquitetura e paisagem da costa sul”. Também se pode fazer snorkeling e velejar. Os clientes decidem onde ir e o que fazer.
GreenStorm (Fotografia: DR)