Publicidade Continue a leitura a seguir

Quatro escolhas para comer de olhos bem abertos

(Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Três dias para mergulhar na doçaria nacional

Doces e mais doces vão tomar conta da Esplanada 1.º de Maio, no centro histórico de Abrantes, no fim de semana de 25 a 27 de outubro – é a 22.ª edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional. Uma reunião de doces tradicionais e conventuais, mas também de licores, mel e compotas do continente e ilhas, a que se juntam música, teatro, exposições, desporto, oficinas e demonstrações culinárias. Em 2024, o destaque vai para a palha e a tigelada de Abrantes. No espaço Doces Tradições, coletividades deste município ribatejano mostram a sua força, com filhoses, belhoses, coscorões, passas fritas, bolos lêvedos e amassados, arroz-doce, queijadinhas, mexuda, cavacas, argolas doces, etc. Do país restante chegarão, entre muitos outros, bolo de mel, tortas de Guimarães, queijadas da Graciosa, ovos-moles. A entrada é livre.

(Fotografia: DR)

 

Almoço a seis mãos e com vista para as vinhas

A 26 de outubro e 30 de novembro, a Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, cuida de realizar pela sexta vez o evento Mãos à Horta, um par de almoços com vista para as vinhas, focado no diálogo entre os ingredientes locais e sazonais e os vinhos Esporão. Um trio de chefs trata da refeição do dia 26: Albert Franch e Carlos Henriques, vindos do finlandês Nolla Restaurant; e Carlos Teixeira, do restaurante da Herdade do Esporão. O programa, que vale 230 euros por pessoa, inicia-se pelas 10 horas com uma visita à horta, seguida, às 11 horas, por uma passagem pelo lagar de azeite, adegas e cave. O almoço principia às 13 horas.

Reservas através do email reservas@esporao.com

(Fotografia: DR)

 

Um oceano de ideias para o mar, turismo e mesa

Chama-se Out of the Blue, acontece de 23 a 26 de outubro em Matosinhos e tem um programa dedicado a “antever o futuro da gastronomia, turismo e economia do mar” (palavras
da organização), com participação de investigadores, chefs e especialistas em gastronomia e sustentabilidade. No Mercado de Matosinhos juntam-se atividades educativas para escolas e famílias, showcookings, oficinas, conversas, degustações com produtos locais e a projeção multimédia “Under the blue”. Há também visitas à Lota de Matosinhos, Conservas Pinhais, CIIMAR e Leça da Palmeira; jantares em restaurantes; e um Grande Arraial do Peixe final, com uma mesa comunitária na Rua Heróis de França. Tudo com entrada livre (exceto os restaurantes) e programação integral consultável em outofthebluematosinhos.pt.

(Fotografia: DR)

 

Fim de semana algarvio dedicado ao Peru

O comer e beber do Peru hospeda-se no hotel W Algarve, em Albufeira, entre 25 e 26 de outubro. O Peruvian Takeover inicia-se pelas 18 horas do dia 25 com uma “Masterclass de mixologia peruana” noW Lounge (15 euros por pessoa; repete a 26). No Market Kitchen, apenas a 26, decorre uma “Masterclass e almoço peruano”. É também no Market Kitchen que serão servidos os jantares, da autoria dos chefs peruanos Julio Ferradas (W Algarve) e Rafael Lopez-Aliaga (W Barcelona). Com Ceviche Carretillero, Tiradito de Gamba Roja e Causa nas entradas; Aji de Gallina, Tacu Tacu & Lombo Salteado, Arroz de Marisco e Lombo de Peixe do Dia nos pratos principais; e Suspiro de Limeña, Cherimoya Tres Leches e Crema Volteada nas sobremesas.

Reservas pelo 289 372 300

(Fotografia: DR)