Praia Atlântico: há novos ventos no litoral de Gaia

Praia Atlântico (Fotografia de Maria João Gala/GI)
Música ao vivo, ioga e uma cozinha de influência mediterrânea e médio-oriental chegam à boleia do novo bar e restaurante Zephyr para enriquecer o areal da praia Atlântico, em Vila Nova de Gaia, conhecida pelos bons ares e águas ricas em iodo.

O areal da praia Atlântico, no litoral de Gaia, na fronteira entre Valadares e Francelos, transformou-se numa espécie de santuário de celebração da vida, da leveza de espírito e dos finais de tarde à beira-mar com a abertura, este verão, do Zephyr (do latim zephyrus), batizado em homenagem à brisa leve do Vento Oeste. É bar, restaurante e “porto seguro para sonhadores, realizadores, exploradores, artistas, visionários e pessoas com inclinações espirituais”, lê-se no website. A carta, assim como a decoração, é uma mescla de influências mediterrânicas e médio-orientais, e a programação cultural acompanha essa identidade com eventos regulares. Aos sábados, celebra-se o pôr-do-sol com um jantar de sabores mediterrânicos e música ao vivo; os domingos são dedicados ao relaxamento e a recarregar energias para a semana, com comida, música e ioga. Uma vez por mês, em sábados de lua cheia – como acontece já no próximo dia 20 – o espaço propõe uma experiência à beira-mar que junta arte e música, inspirada no “espírito beduíno do deserto do Saara”. Já no domingo, dia 28, acontece o evento mensal Cacao Sunset Dance, que consiste num momento de música e dança ao crepúsculo.

Zephyr, na Praia Atlântico (Fotografia de Maria João Gala/GI)

 

A carta de brunch está disponível durante todo o dia, com propostas de partilha como o húmus com beterraba fumada e pão pita ou shakshuka, a que se juntam pratos mais consistentes ao almoço e ao jantar, como a paelha negra com camarão e aioli kimchi, ou o Tomahawk com arroz de forno. Tudo para acompanhar com uma seleção de cocktails de assinatura e vista para o mar.

Praia Atlântico (Fotografia de Maria João Gala/GI)

 

Se o Vento Oeste trouxe novos motivos para rumar à orla costeira de Gaia, os bons ares da praia Atlântico sempre atraíram banhistas ao extenso areal, entrecortado por formações rochosas perto da linha de água, seja em busca de um momento de descanso ao sol ou pela forte ondulação marítima, que seduz os praticantes de surf e kitesurf. Ou ainda pelas generosas quantidades de iodo presentes na água daquele mar, a que se atribuem propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos. Aliás, a praia está a curta distância do belíssimo edifício do Sanatório Marítimo do Norte, que funcionou até 1978 e tratou milhares de doentes com distúrbios ósseos. A obra, que atualmente acolhe o Centro de Reabilitação do Norte, remonta a 1916 e foi projetada pelo arquiteto Francisco Oliveira Ferreira, também responsável pelo desenho do café A Brasileira, no Porto, e do edifício dos Paços do Concelho, em Vila Nova de Gaia.

Praia Atlântico
Avenida Infante Sagres, Valadares
Acesso a deficientes…SIM
Bandeira azul…SIM
WC e chuveiros…SIM
Estacionamento…SIM

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend