A plataforma online que reúne criadores de artesanato contemporâneo português, fundada por Filipa Belo, regressa este sábado aos diretos no Instagram – no ano passado, a curadora do projeto apresentou a rubrica “A cara de quem faz”, com conversas em direto com alguns dos artesãos que fazem parte da rede -, desta vez com novos formatos.
“Além de conhecer as pessoas vamos um bocadinho mais além, e ficamos a conhecer os ateliers, o trabalho, a parte do processo criativo, o dia-a-dia”, esclarece a mentora, no anúncio publicado no Instagram da Portugal Manual.
Filipa decidiu responder aos pedidos que mais lhe foram feitos pelos seguidores da página, com duas novas rubricas: “As mãos de quem faz” e “A oficina de quem faz”. Na primeira, são organizados pequenos workshops e demonstrações, divulgados com uma semana de antecedência, juntamente com o material necessário para participar. A segunda rubrica leva os artesãos e artistas da Portugal Manual a abrir as portas dos seus ateliers e oficinas para mostras o seu dia-a-dia de trabalho num visita guiada.

Oficina TEX MB (Fotografia: Portugal Manual)
O primeiro direto acontece já este sábado, às 15h, com a visita guiada ao atelier de macramé da TEX MB, da artesã Marta Barros.
Na segunda-feira está prevista uma conversa e visita à oficina da Sömmer Jewelry, e o primeiro workshop acontece na sexta-feira, 26 de fevereiro, às 17h. A sessão inaugural fica a cargo de Rita Teles Garcia, da KROH, que vai explorar a técnica da agulha mágica (ou punchneedle), ensinando três pontos, e dando algumas dicas. Os kits para participar neste workshop estão disponíveis para compra na loja online da KROH. Todos os vídeos ficam depois disponíveis no IGTV, para quem quiser rever.
- Workshop de agulha mágica da KROH (Fotografia: Portugal Manual)
- Workshop de agulha mágica da KROH (Fotografia: Portugal Manual)
Para ficar a par de mais datas é estar atento às publicações no Instagram da Portugal Manual.
