Aquele ciclo itinerante apresenta obras de diversos géneros cinematográficos, êxitos de bilheteira destinados a uma variedade de públicos e faixas etárias. Ao sábado, a escolha recai sobre filmes de animação dobrados em português, a pensar sobretudo nas famílias.
No dia 26 de julho, a marcar o arranque da iniciativa, é exibido um filme que tem como cenário o Porto: “Jaime”, de António-Pedro Vasconcelos. Trata-se de uma homenagem ao realizador, falecido neste ano, a decorrer na Alameda das Fontaínhas.
Seguem-se, no primeiro fim de semana de agosto, “Furiosa: Uma Saga Mad Max” (dia 2, na Praça de D. João I) e “O Panda do Kung Fu 4” (dia 3, no Largo da Estação, em Campanhã).
Para o fim de semana de 9 e 10 de agosto, estão agendadas duas comédias, a primeira de índole romântica, a segunda de ação animada. “Todos Menos Tu” passa no jardim do Instituto Pernambuco Porto (em frente ao Teatro do Campo Alegre), enquanto “A Arca de Noé – A Aventura” é projetada nos Jardins do Palácio de Cristal.
No fim de semana a seguir, é a vez de “Guerra Civil” (dia 16, no Jardim de Sobreiras, junto à Foz do Douro); e de “Dragonkeeper – Ping e o Dragão” (dia 17, no Parque da Pasteleira).
O terror toma conta do Quartel de Monte Pedral, na noite de 23 de agosto, com a exibição de “Imaculada”, enquanto, no dia seguinte, a Quinta do Covelo recebe o filme “Garfield”.

A edição anterior do evento também passou pelo Jardim Sarah Afonso.
(Fotografia de Catarina Seemann/GI)
O ciclo termina no fim de semana de 30 e 31 de agosto. Na sexta-feira, o Largo do Amor de Perdição acolhe “Revolução (Sem) Sangue”, filme alusivo aos 50 anos do 25 de Abril; e, no sábado, o Jardim de Sarah Afonso é palco de “Gru – O Maldisposto 4”.
O “Cinema Fora do Sítio” – programado pela Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, e pela Fundação Inatel e já com 25 anos – disponibiliza, em cada sessão, 500 lugares sentados, a preencher por ordem de chegada, meia hora antes do início dos filmes.
