Visitas guiadas e encenadas, e oficinas criativas são algumas das atividades do programa criado pelo Município de Ovar para levar a conhecer a Aldeia do Carnaval, onde os 24 grupos carnavalescos já preparam a todo o vapor os desfiles deste ano.
A primeira iniciativa da agenda é uma visita encenada, protagonizada pelo artista Leandro Ribeiro, que veste a pele do mestre Foliandro. “De forma divertida e inusitada e com a ajuda dos astros e das cartas de tarô, este vidente promete revelar todos os segredos do Carnaval de Ovar.”, lê-se em comunicado. A primeira sessão de “ALEG(O)RIA” – Uma Leitura ao Carnaval de Ovar acontece a 8 de fevereiro, às 15h, dia em que arranca o Carnaval de Ovar 2025. A atividade repete-se nos dias 21 (18h), 22 (15h e 18h), e 28 de fevereiro (18h). Em março há mais duas sessões, ambas no dia 1, às 15h e às 18h.
Aldeia do Carnaval de Ovar (Fotografia DR)
Os grupos carnavalescos vão também dinamizar algumas oficinas criativas, que dão a conhecer o trabalho de preparação para os desfiles. O primeiro desafio é aprender a decorar uma máscara. A sessão está marcada para 8 de fevereiro, às 16h30, e será dinamizada pelo Grupo de Passerelle “Melindrosas”, que promove uma nova oficina a 27 de fevereiro, às 16h30, dessa vez dedicada à decoração de uns óculos. Já o Grupo Carnavalesco “Vampiros”convida a criar um acessório em esponja, primeiro no dia 14 de fevereiro, às 18h, repetindo-se a atividade nos dias 28, às 14h30, e 1 de março, às 16h30.
Aldeia do Carnaval de Ovar (Fotografia DR)
No dia 26 de fevereiro, às 14h30, está ainda marcada uma visita guiada direcionada a pessoas invisuais, que poderão, através do tato e do som, conhecer a história do Carnaval de Ovar e o trabalho de algumas associações.
Todas as visitas são gratuitas, mas requerem inscrição prévia e têm vagas limitadas. O mesmo acontece com o transfer disponibilizado pelo Município nos dias 8, 22 e 26 de fevereiro, e 1 de março, devendo os interessados, no ato da inscrição, referir que se querem deslocar à Aldeia do Carnaval por esta via. O minibus, que fará o trajeto de ida e volta, irá parar no Centro de Arte de Ovar e na Estação de Caminhos de Ferro de Ovar. As inscrições deverão ser feitas através dos seguintes contactos: turismo@cm-ovar.pt / 256 509 153 / 930 409 207.