Origami, macramé ou upcycling? Bons tutoriais para aprender e passar o tempo

(Foto: freepik)
As artes manuais sempre foram uma boa e relaxante forma de passar o tempo. Por isso aproveite para aprender técnicas como origami, macramé ou até costura. Ou ainda inspirar-se para dar uma segunda vida a alguns objetos.

# ORIGAMI

A arte japonesa de dobrar papel tem já milhares de anos, mas continua a ser um desafio aliciante e que atrai admiradores de todas as idades. Das figuras mais simples às mais complexas, não faltam tutoriais que mostram passo a passo as dobras e vincos necessários para fazer flores, aves, dragões, gatos e muitos outros animais e objetos. O canal Easy Origami, com vídeos em português, ensina a fazer marcadores de livros, um sapo que pula e até fantoches em papel. Já no canal de Jo Nakashima encontram-se bonitas borboletas, águias de duas cores e ainda o mestre Yoda, da saga Star Wars.

Materiais essenciais:
Papel de várias cores

 

# MACRAMÉ

Os nós são o elemento base de qualquer trabalho de macramé, uma técnica de tecelagem manual que tem vindo a ganhar popularidade, principalmente no mundo da decoração. A combinação de diferentes padrões de fios ou cordas entrelaçadas e das franjas que pendem dos nós, resulta em bonitas peças, como suportes para plantas, candeeiros, bijuteria e outros acessórios. Um bom ponto de partida para tomar pulso a esta técnica, cuja origem remonta aos tecelões árabes do século XIII, é o canal de youtube Lots of Knots (traduzido para português significa oportunamente “muitos nós”). Ali encontram-se vídeos com vários níveis de dificuldade, onde se mostra como fazer cada um dos nós, para depois os aplicar a diferentes trabalhos. Para um nível mais avançado, vale a pena espreitar o canal Createaholic.

Materiais essenciais:
Corda ou fio; tesoura

(Foto: Createaholic)

 

# COSTURA E TRICÔ

Elisa Dantas, criadora e professora de costura em São Paulo, é A Costureirinha. Assim se chama o canal onde se propõe a “descomplicar a costura”, com dicas e tutoriais passo a passo, desde uma simples bainha, ao aproveitamento de retalhos de tecidos e a personalização de peças. Ali aprende-se a fazer aventais, mochilas, blusas, calções, almofadas e outros projetos criativos. Já no campo do tricô, a portuguesa Filipa Carneiro, fundadora da marca Nionoi, ensina todos os pontos de base em vídeos de iniciação que logo dão lugar aos de botas e gorros para bebés, ou até camisolas e luvas para toda a família.

Materiais essenciais:
Tecido, linha, tesoura, máquina de costura, fita métrica, lã, agulhas

(Foto: Nionoi)

 

# UPCYCLING

The Sorry Girls, o duo canadiano composto por Becky Wright e Kelsey MacDermaid, tem quase dois milhões de seguidores no seu canal de youtube e é uma referência no que diz respeito aos vídeos DIY (do it yourself), que é como quem diz “faz tu mesmo”. Dão uso à pistola de cola quente para criar peças de mobiliário e acessórios de raiz, e dar nova vida a objetos antigos. Outra youtuber dedicada aos trabalhos manuais é Maddu Magalhães, que na série de vídeos “do lixo ao luxo” transforma materiais em fim de vida útil em peças de decoração para a casa, como um centro de mesa que é também um jardim Zen.

Materiais essenciais:
Objetos para transformar, pistola de cola quente



Ler mais







Send this to friend