# Preparação física
Antes de se fazer ao caminho não descure a preparação física. É importante fazer exercício diariamente para tonificar o corpo e assim dar elasticidade aos músculos das pernas, costas e pescoço. Vai precisar que se encontrem em bom estado. Não inicie a jornada sem antes estabelecer etapas de acordo com a condição física (entre 20 a 30 quilómetros para quem faz a pé; 60/100 para bicicleta) e com as possibilidades de alojamento.
# Roupa e calçado adequados
Nos dias anteriores à partida verifique as condições meteorológicas para escolher a roupa adequada. É aconselhável a utilização de várias camadas de roupa ligeira (em vez de uma peça grossa). Use sempre um boné ou chapéu para se proteger do sol. Um stick ou bordão também é importante: ajuda nos terrenos mais difíceis e previne tendinites. Nos pés use botas de montanha e meias sem costura. Não esqueça as sandálias para arejar os pés no fim da etapa. Regra de ouro: não usar calçado novo.
# Escolher a mochila
Deve ser confortável e adaptada ao corpo com cintos na cintura, peito e bolsos laterais. Deve escolher criteriosamente o que levar, colocando o mais pesado em baixo e nunca exceder os 10 quilos. Não esqueça um kit de primeiros socorros, os documentos pessoais, algum dinheiro e cartão de débito.
# Onde pernoitar
Não faltam possibilidades. Pode escolher entre albergues, abrigos, hotéis e até casas particulares. Tenha em conta que nos albergues é dada prioridade a quem chega a pé e saco-cama é fundamental.
# Alimentação
O pequeno-almoço deve integrar fruta, lacticínios e cereais. Durante a caminhada deve consumir alimentos energéticos, como chocolate. E o mais importante: beba, mesmo antes de ter sede.
# Cuidados com os pés
Manter os pés limpos é obrigatório. Antes de iniciar a caminhada massaje-os com vaselina. Se tiver bolhas deve furá-las com uma agulha até ficarem bem drenadas. É importante manter o ritmo na caminhada.
# Credenciais
É o documento que identifica o peregrino, dando-lhe acesso aos albergues. Funciona como uma espécie de passaporte e pode ser carimbado nos albergues, igrejas e outras entidades para comprovar o percurso.
Mais informações no site oficial do Caminho Português da Costa.