Publicidade Continue a leitura a seguir

O Play começa este sábado e tem cinema para toda a família sonhar

O filme franco-suíço Kiko e os Animais é um dos destaques da programação. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

De 12 a 20 de fevereiro, a 9º edição do festival PLAY chega às salas do Cinema São Jorge e da Cinemateca Júnior com mais de 130 filmes que convidam todos a sonhar: avós, pais e filhos. O bullying, a identidade de género, o medo e a poesia são temas em destaque na programação deste ano, que tem como mote o “Cinema para Sonhar” e conta, pela primeira vez, com sessões em Língua Gestual Portuguesa.

Outra das novidades desta edição é o Ciclo Cine-Poesia, que arranca com uma homenagem ao escritor Manuel António Pina, Prémio Camões em 2011. Haverá leitura de poemas em todas as sessões e ainda a exposição de objetos que pertenceram ao jornalista e escritor.

Os mais pequenos podem também participar em ateliês de cinema. Nestas sessões, as crianças são desafiadas a criar filmes a partir da poesia de Manuel António Pina e no atelier de dobragem, por exemplo, vão poder ver a sua voz transportada para dentro de um filme. As oficinas têm um custo de 7 euros e é necessária inscrição prévia.

Cartaz Festival PLAY 2022

 

A realizadora francesa Hélène Ducrocq é a convidada especial deste ano no PLAY, e orientadora de um desses ateliês de cinema de animação, além de protagonizar uma conversa sobre cinema infantil. Nesta edição também haverá um cine-concerto, a cargo de Mistah Isaac, que irá musicar ao vivo duas curtas-metragens da realizadora checa Hermína Týrlová, “uma das figuras mais importantes da animação checa da segunda metade do século XX”, lê-se em comunicado.

Para assistir às sessões de cinema e participar nas atividades do festival PLAY é necessário a apresentação de certificado de vacinação a partir dos 12 anos ou comprovativo de teste antigénio.

FILMES EM DESTAQUE:

# RapazRaparigaMix
Este curto documentário holândes, premiado e nomeado em reconhecidos festivais internacionais, conta a história de Wen Long, uma criança com 9 anos, feliz por poder escolher o seu género. O filme da realizadora Lara Aerts está integrado nas sessões dos 10 aos 13 anos.

# Kiko e os Animais
O filme franco-suíço de Yawen Zheng aborda o tema do bullying através de um elenco composto por animais. “O Kiko intimida todos os animais. Como podem fazê-lo compreender que são iguais a ele, capazes de emoções, amor e merecem respeito?” Direcionado a crianças dos 6 aos 9 anos.

# O Meu Nome é Medo
Esta curta de animação, integrada nas sessões dos 3 aos 5 anos, mostra que uma emoção, como o medo, por vezes difícil de compreender, pode desempenhar um papel muito importante no desenvolvimento psicológico. Da realizadora polaca Eliza Płocieniak-Alvarez.