A Casa do Campino volta a receber o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que regressa com a sua 43.ª edição entre 17 e 27 de outubro, com uma programação que traz novidades. “Tradição com sabor a futuro” é o mote deste ano para o mais antigo festival de gastronomia do país, criado em 1980, e que pretende aliar tradição e modernidade à mesa, dando a provar o melhor da cozinha nacional.
“Troféu Portugal” é um dos destaques da edição de 2024, tratando-se de um concurso que coloca à prova oito cozinheiros nacionais na Praça dos Sabores, que terão como desafio apresentar receitas inovadoras com ingredientes das suas regiões. Já a Praça Makro acolhe, dias 26 e 27, momentos gastronómicos e degustativos pelas mãos dos chefs Lídia Brás (Stramontana, Vila Nova de Gaia), Hugo Freitas (Solar dos Presuntos, Lisboa) e Louis Anjos (Al Sud Palmares, Lagos): cada um irá preparar uma entrada, um prato e uma sobremesa para os 40 inscritos em cada sessão.
A curadoria é feita pelo chef Rodrigo Castelo, embaixador para a gastronomia de Santarém. “É um orgulho ter o chef Rodrigo Castelo neste projeto ambicioso de, a cada ano, continuar a promover o Ribatejo, os seus produtos, as suas tradições, e a sua oferta turística, para o que muito veio contribuir a distinção do restaurante do nosso embaixador, o Ó Balcão, pelo Guia Michelin, que este ano foi galardoado com uma estrela Michelin e uma estrela verde, que destacou internacionalmente o extraordinário trabalho do chef no campo da sustentabilidade”, explica João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém. “Este festival projeta o município como a capital nacional da gastronomia, convidando o país inteiro a descobrir Santarém enquanto prova Portugal”, acrescenta o autarca.

Rodrigo Castelo é o embaixador para a gastronomia de Santarém. (Fotografias: DR)
Este ano, o Salão Nobre da Casa do Campino será totalmente dedicado aos vinhos, com representatividade de todas as regiões do país. Já o espaço entre as Cavalariças estará entregue aos fumeiros e a mostra de artesanato ficará nos claustros. A zona de restauração conta este ano com 12 restaurantes de várias localidades: são estes o Académico (Bragança), o Do Dia P’ra Noite (Santa Cruz, Madeira), O Lampião (Évora), Aleluia (Nazaré), O Costa (Vila Real), Tentações da Montanha (Boticas), Torres (Vila Verde), Temudus (Coimbra), José do Rego (Açores), Casa Caetano (Arouca), Carnealentejana (Lisboa) e o Mosteiro do Leitão (Batalha).
O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém acontece sempre entre as 12h e as 00h, à exceção do último dia, até às 19h. A zona lounge fica aberta até às 02h às sextas e sábados. O preço de entrada no recinto é de 2,5€, sendo gratuita aos dias de semana, até às 18h. Saiba mais sobre o festival aqui.

A Casa do Campino acolhe o certame.
